09 maio 2007

Um exemplo a seguir


O futebol em Portugal está, normalmente, associado a estádios vazios. Chega a ser constrangedor olhar para novos complexos, como o estádio de Leiria, ou o carismático Restelo e vermos meia dúzia de espectadores nas bancadas imensas de tristeza...

As razões são muitas e quase todas elas conhecidas. Maus espectáculos de futebol, ingressos com valores exorbitantes, ao nível de outros países onde o ordenado mínimo nacional é o dobro ou o triplo do nosso, ou as próprias guerras entre dirigentes e as polémicas questões sempre com a corrupção em pano de fundo que não fazem mais do que afastar os amantes do futebol. Mas não me vou alongar em considerações a este respeito.

Decidi escrever hoje porque há uma equipa que dá o exemplo. É uma lição para todas as outras. Falo do Vitória Sport Clube (de Guimarães, e não de Setúbal como alguns poderão pensar). É incrível a dinâmica que esta instituição desportiva imprime cidade berço e vice-versa. Não há dia nenhum que as gentes de Guimarães não falem do seu clube. Sim, porque ali o Vitória é o primeiro clube. Ali, os três grandes vêm em segundo plano.

No passado fim-de-semana, o Vitória deu mais uma lição no panorama do futebol nacional. Em termos de assistência, o clube vimaranense é, sem sombra de dúvidas, o quarto grande, logo atrás de Benfica, Porto e Sporting. Este fim-de-semana, no jogo em que subiu ao segundo lugar da classificação da Liga Vitalis (mais conhecida por Liga de Honra), o Vitória recebeu o apoio in loco de 26631 adeptos e goleou o Portimonense por uns claros 6-0.

Mas este fenómeno de popularidade não foi caso único durante esta época. Lembro-me de estar numa pastelaria de Guimarães, num domingo às 11h30. O Inverno não era rigoroso e o sol marcava presença. O Vitória jogava desde as 11h contra o Chaves e o jogo era transmitido, em directo, pela Sport TV. Mesmo numa má fase da época, em que estava longe dos lugares de subida, a equipa minhota recebeu o apoio de 15 mil espectadores, pouco mais dos 14151 adeptos que têm lugares cativos. Notável!

Era interessante que outras formações, principalmente da Primeira Liga, tivessem apenas metade da média das assistências do Vitória e não se limitassem a encher os seus estádios apenas quando recebem o Benfica. Sim, falo apenas doBenfica porque nem o Sporting consegue encher estádios em zonas onde é popular, como em Leiria, e muito menos o Porto. Por mais que tentem tornar o clube de âmbito nacional, a formação nortenha é um fenómeno marcadamente regional (sei que isto vai dar que falar, ehehehe. Comentem à vontade).

Sem comentários: