27 novembro 2007

praticamente confirmado

Recebi a notícia na passada quarta-feira. No próximo ano, logo no início, vou ter um grande desafio profissional. Qual é? Fazer a reportagem do Lisboa-Dakar in loco. A grande maratona, a maior prova de todo-o-terrenono Mundo, é estimulante para pilotos, equipas, mas também para jornalistas. Vão ser 15 dias a trabalhar no deserto, com pó, areia, calor (mas também haverá frio à noite em Marrocos).

Sei que no meio daquele mundo serei um privilegiado. Afinal, ao contrário dos pilotos, farei as viagens, de etapa para etapa, de avião. Mas, como tantos outros comerei no bivouac (acampamento) onde, por sinal, já me disseram que a comida é muito boa, dormirei em tendas e, por fim, terei de tomar banho em duches improvisados. É a única coisa que não me agrada porque, como já me disseram: "ao fim de 34 segundos estás novamente sujo". Enfim, o que tem de ser tem muita força.

Vão ser duas semanas longe de casa e, em especial, da Paixão. Sentirei muito a falta e isso é sabido por quem de direito. Mas a C. também sabe que, trabalhando nesta área, poder fazer a cobertura jornalística de uma prova como o Lisboa-Dakar é muito encorajador em termos profissionais. Digamos que se trabalhasse num órgão generalista também não diria que não quando me propusessem fazer a reportagem de um conflito armado qualquer, ou uma grande reportagem sobre o tráfico de droga ou, simplesmente, o carvão (ouvi uma reportagem na TSF sobre este assunto que estava magnífica).

É essa a essência desta profissão. Procurar, incessantemente, a notícia, uma excelente reportagem!

5 comentários:

Namaste disse...

E é por seres exactamente assim que eu te amo tanto sabias?
Beijinhos*

Anónimo disse...

Tenho saudades de trabalhar assim, de ter novas oportunidades, novos horizontes, novas perspectivas de trabalho... Mas pelo menos trablaho, disso, não me posso queixar!!
Espero, e não duvido, que faças um bom trabalho!!

Beijinhos e boa viagem, mas ainda nos vemos antes*
Celina

Anónimo disse...

Eu também te amo por isso. Porque procuras incessantemente a boa reportagem. Porque és um homem cheio de iniciativa. Porque escreves maravilhosamente. Porque és perspicaz. Porque sim.

Namaste disse...

Ai ai Maria és mesmo reles!

Bruno Espinhal disse...

Mano J. epá estou MUITOOO feliz por ti!! Realmente, que grande oportunidade de viver aquela que é para mim a prova mais louca e emocionante do mundo automóvel!! Podes ter a certeza que vou seguir o teu trabalho bem de perto!! Grande Abraço my friend