12 novembro 2007

quando eles também são humanos

Temos hábito criar hierarquias. Faz parte da raça humana, bem como de tantas outras, estabelecer diferenças, inúmeros estatutos e patamares para os homens, por mais iguais que sejam.

Por regra, artistas, jogadores de futebol, estrelas de televisão, governantes, entre muitos outros, estão em patamares distintos dos restantes cidadãos. Mas nem são eles que o fazem, somos nós, comuns mortais, que os levantamos com as mãos... tanto tanto que julgamos serem inantigíveis.

Mas, de vez em quando, somos empurrados para a realidade das igualdades entre seres humanos. Foi isso que o rei de Espanha, Juan Carlos, fez na última cimeira ibero-americana. Num laivo de fúria, e perante as provocações de Hugo Chávez, que tanto é amado como odiado, tamanhas sãos as incoerências das suas acções, não resistiu, mesmo com o discurso brilhante do primeiro-ministro espanhol, Jose Luis Zapatero, lançou um alto e sonoro "por que no te callas", directo e sumário a Hugo Chávez. Foi grande!!! Só faltou um "joder tio" para acabar, de uma vez por todas, com a conversa...

Sem comentários: