06 novembro 2007

ainda trouxe areia nos sapatos... (parte 2)

A manhã junto ao erg dá sinal por volta das seis horas nesta altura. Receber os bons dias de um sol amarelo forte, que, gradualmente, transforma o negro da noite, salpicado por estrelas brilhantes, pelo azul vivo e seco de um céu sem nuvens.

Image Hosted by ImageShack.us

São às toneladas de uma areia amarela e fina, que se entranha em qualquer cavidade, o que forma o Erg Chebbi. O deserto de areia mais próximo de Portugal é uma atracção turística. São inúmeros os europeus, munidos de jipes, moto quatro ou simples motos que se lançam ao desafio de sentir as dificuldades e o prazer de ultrapassar as dunas, como se de um mini Lisboa-Dakar se tratasse.

Image Hosted by ImageShack.us

Com a adrenalina e a velocidade juntas, poucos se apercebem do habitat que é o erg. cobras, insectos... tanta variedade animal num aglomerado de areia onde, ingenuamente, se pode pensar que a vida não existe. O erg é rico. No ano passado, um local dizia-me: "Nós queremos que as pessoas venham visitar as dunas. É isso que nos permite sobreviver. Mas é preciso ter cuidado. Não podemos deitar o lixo na areia. É preciso cuidar, ter cuidado porque se não o fizerem um dia acaba tudo." O deserto não é só um mero monte de areia...

(continua)

Sem comentários: