09 novembro 2007

todos temos uma história

"Eu estive aqui e ninguém contará a minha história". A inscrição é profunda, forte. Contextualizada ganha uma outra amplitude, de dimensões surreais, esmagadoras. Li-a no livro que estou a ler actualmente. Sou fã de Luis Sepúlveda, um escritor chileno, radicado em Espanha. As Rosas de Atacama relata histórias de pessoas que tinham de ser contadas.



Voltemos à expressão inicial. Sepúlveda explica a frase da seguinte forma. "Suponho que terei lido uns mil livros, mas nunca um texto me pareceu tão duro, tão enigmático, tão belo e ao mesmo tempo tão dilacerante como aquele, escrito sobre uma pedra". Foi na "extremidade do campo (Bergen Belsen) e muito próximo do lugar onde se erguiam os infames fornos crematórios, na superfície áspera de uma pedra, alguém (quem?) gravou, talvez com o auxílio de uma faca ou de um prego, o mais dramático dos apelos.

Adoro ler Sepúlveda. Simples e poético, o chileno transcreve para o papel situações, momentos, episódios de uma forma magnífica que eu adoro!

Sem comentários: