18 setembro 2007

Os rapazes merecem...

...esta homenagem!

Amadores, estreantes num campeonato do Mundo! Os "Lobos", alcunha dada à selecção portuguesa de rugby, ainda não ganhou um jogo. Contra a Escócia levámos mais de 50 e contra a Nova Zelândia (os melhores do Mundo) mais de 100. Ainda assim mostraram toda a sua fibra, raça e coragem. Fizeram com que o público (tão nobre como este jogo que, apesar de ser uma verdadeira batalha, é disputado apenas por homens com H, tal a honra com que praticam este desporto) os aplaudisse de pé, da mesma forma que os jogadores portugueses aplaudiram os adversários neozelandeses após o jogo. É magnífico tudo o que gira à volta desta modalidade, toda a nobreza que a reveste de elegância.

O fair-play demonstrado por todos é enorme. Uma vez tive o prazer de assistir a um jogo do torneiro das Seis Nações. Irlanda-Itália, em pleno Lansdowne Road, o estádio de Dublin, casa dos irlandeses. Aqui não são precisos batedores, nem milhares de polícias para assegurar a segurança. Antes do jogo podemos ir beber um "pint" ao bar do hotel onde está a equipa e ainda dar dois dedos de conversa com um jogador ou outro. Estes percorrem os 500 metros que separam o hotel do estádio a pé, ladeados de milhares de adeptos que os aplaudem...

É neste meio que os portugueses estão. E estão a mostrar que merecem ter ido ao Mundial, que se realiza em França, e que podem voltar. Assim o desejamos.

Fica aqui um vídeo magnífico da forma como os jogadores portugueses cantam A Portuguesa. É maravilhoso e fascinante ver como sentem orgulho em serem portugueses. E eu, que vejo isto pela internet, emociono-me e também me encho de orgulho!!!



Sem comentários: