12 agosto 2009

as revistas online

há alguns meses conheci a Take, uma revista online sobre cinema. não me lembro muito bem como soube da sua existência. aconteceu! desde então tornei-me fã. foram raras as vezes que comprei a Prémiere que, entretanto desapareceu. não sei se voltou, mas agora deixei de a procurar nas bancas. seja no quiosque aqui perto de casa, seja numa qualquer área de serviço deste país. a Take dá-me tudo o que preciso: boas reportagens, grandes entrevistas, excelentes críticas (como toda a subjectividade que estas encerram, pois claro).

grande projecto editorial, foi algo de novo para mim. quanto mais não seja, a nível nacional. sim, porque lá fora já conhecia uma revista sobre desporto automóvel. ou melhor, sobre Fórmula 1, Mundial de ralis e MotoGP. chama-se GPWeek. esta tem, contudo, a particularidade de "fechar" entre dezembro e janeiro com o argumento de não haver campeonatos. curioso, no mínimo.

mas esta semana soube que um mundo de publicações online está aí. o jornal I publicou há pouco tempo uma reportagem sobre isso. falava da Take e da Magnetica Magazine. desconhecia tal revista, mas passei a saber. e, entretanto, graças ao Twitter (cada vez gosto mais desta rede social) soube que em Portugal se edita mais uma publicação na net sobre jornalismo. é a Red Carpet. curioso é ver que as duas edições online sobre cinema têm nomes em inglês. nunca falei com os criadores das mesmas, mas gostava de saber por que raio esta escolha e não um nome em português. não tenho nada contra, mas intriga-me!

este fenómeno tem vindo a crescer e, pelo que assisto, a qualidade acompanha os projectos. vou continuar a acompanhar tudo isto mas lamento precisar tanto de dormir, no mínimo, seis/sete horas. dava-me jeito poder dormir só três. assim poderia ler tantas mais coisas, consultar sites, ter mais tempo livre, etc., etc, etc..

Sem comentários: