30 abril 2009

o melhor filme

o que faz com que alguns filmes se tornem grandes obras? serão os meios utilizados para a sua realização? serão os actores milionários e mundialmente conhecidos que emprestam as suas expressões à acção?

por vezes, sim! mas nem sempre isso tem de acontecer dessa forma. não tem mesmo! porque há outros valores que contam para este bolo, que devem ser colocados no mesmo recipiente e valer tanto como os meios ou o dinheiro disponíveis.

esta manhã recebi um mail com uma ligação para um vídeo disponível no Youtube. na pequena informação que introduzia o mesmo, ainda no mail, falava de uma curta metragem que tinha vencido o maior festival de curtas metragens do Mundo, Tropfest. a acção ocorre em duas grandes cidades, Sidney e Nova Iorque. foi sempre filmada com... um telemóvel e, segundo a informação disponível, gastos 40 dólares (qualquer coisa como 30,15 euros segundo o câmbio de hoje). números quase banais.

então como é que ganhou, pergunto-me? não tive dúvidas mal vi os 3m30s de filme. "mankind is no island". é assim que se chama esta curta que nos faz pensar, nos faz reflectir. é a liberdade, os direitos humanos, tudo conceitos tão próximos e, infelizmente para alguns, tão distantes...

1 comentário:

Namaste disse...

Muito bom!As coisas fantásticas que só tu descobres :)
A simplicidades no seu melhor!