22 outubro 2008

se o mundo votasse...

Muitos são os cidadãos deste Mundo que defendem o voto planetário nas eleições dos EUA. Argumentam que as decisões tomadas por aquele senhor que está na Casa Branca.

Image Hosted by ImageShack.us

Como ainda não é este ano que o poderão fazer, houve alguém que se lembrou de criar um site onde todos nós podemos votar. Nesta mega sondagem, percebemos coisas tão simples como:

- Actualmente, Barack Obama lidera nos EUA com 50 por cento das intenções de voto, enquanto John McCain tem apenas 44 por cento. Se o Mundo votasse, o líder republicano seria absolutamente esmagado pelos democratas. São poucos os países votantes em que Obama não triunfa de forma clara. Há casos onde chega a ser a preferência para 100 por cento dos votantes, e exemplos com 80 ou 90 por cento são comuns! Em termos globais, os democratas vencem com 87,5 por cento dos votos, enquanto McCain se fica por uns quase irrisórios 12,5 por cento.

Image Hosted by ImageShack.us

- Numa breve análise aos resultados (mais tarde poderá ser diferente, mas tenho de me cingir ao momento em que olhei para os dados) é curioso constatar que Portugal é o segundo país com mais votos, logo a seguir aos EUA. Aí, já houve mais de 100 mil pessoas que mostraram a sua posição. Portugal segue com mais de 27 mil votos contados.

Image Hosted by ImageShack.us

- John McCain não ganha em nenhum país. Os melhores resultados alcançados pelo líder dos republicanos é um empate (50%-50%) no Burkina Faso, recolher 37,2 por cento na República Checa, 62,5 por cento na Venezuela, 64,3 por cento na Geórgia, 64,9 por cento no Paquistão, ou 66,7 por cento no Iraque e em Guam.

Quem quiser votar, pode simplesmente clicar aqui. Eu já votei em Barack Obama!

Nota: Gostei de fazer este pequeno exercício analítico. Até parecia que era o comentador de serviço, especialista e responsável pelas sondagens à boca das urnas de uma qualquer universidade (ehehehehe), nas longas emissões que as televisões e as rádios fazem em dia de eleições!

2 comentários:

Namaste disse...

Porquê que o teu blog está assim com uma coloração cinzento estranho-verde tropa?

Anónimo disse...

E olha que podes considerar a mudança de emprego, foi uma análise bem menos aborrecida do que outras que se ouvem por aí :)