29 outubro 2008

estação carandirú

Acabei de ler o livro Estação Carandirú, do médico, Dráuzio Varella.

Chocante, arrebatador, forte! Tudo isto deve ter sido escrito nas críticas a esta obra literária simplesmente fantástica e que relata tão bem como funcionava aquela gigante prisão brasileira, de São Paulo.

Faz confusão imaginar que o Majestade, um dos prisioneiros, não foi de modos. Com uma ratazana cravada no seu dedo, o que provoca uma dor quase inimaginável, como conta o livro, tentou libertar-se, mas sem o conseguir foi o próprio Majestade que mordeu o rato! Faz impressão, não faz? Eu disse!

Image Hosted by ImageShack.us

Curioso ver que grande parte dos prisioneiros não admitem os crimes, ou melhor, admitem, mas tem sempre uma justificação para tal. Ou então é como o Barba, que diz estar preso porque é acusado de um homicídio. “Mataram o meu irmão. Dois dias depois, o assassino teve um encontro com a morte. Aí a suspeita caiu sobre a minha pessoa. Uns dizem que fui eu, mas não viram. Outros dizem que viram que eu não fui. Nessa de haver uns que acharam que fui eu sem ver e os outros que viram que não, estou aqui faz cinco anos, doutor, na expectativa do que o juíz vai decidir.” Eloquente, não?

Sem comentários: