19 outubro 2008

destruir depois de ler

A comédia mais brilhante que vi nos últimos tempos.

Acabei de chegar do cinema. Fui ver "Destruir depois de ler" (Burn after reading, na versão original).

Os irmãos Coen estão na moda. Não há dúvida disso. Depois de "Este país não é para velhos", que venceu o Óscar para melhor filme, esta dupla passou a ser aclamada pelo público em geral. Parece bem dizer algo de positivo sobre estes dois realizadores.

Não entro por aí, mas estou absolutamente deliciado por mais esta grande obra (é uma comédia absolutamente fantástica, com pormenores magníficos e detalhes que só os irmãos saberiam captar). Vejam! É de chorar a rir, com um humor suficientemente mórbido e cru! Ah, e o elenco... Que elenco! Interpretações simplesmente geniais...

Mas nada disto surpreende. Quando tudo favorece o conjunto, as individualidades sobressaem. Aqui, neste caso em particular, o argumento é deslumbrante, a realização estupenda e o desempenho dos actores fabuloso!

Rendi-me!!! Desde os gestos escusados de Brad Pitt, passando pela irritabilidade fácil de John Malkovich, a obsessão absurda por cirurgias estéticas de Frances McDormand à pergunta, num misto de vergonha e entusiasmo, do adido cultural da Embaixada russa... "PC ou Mac?"

O trailer:

Sem comentários: