28 janeiro 2008

que tranquilidade para lá do Marão

Os ponteiros do relógio de pulso já passaram as cinco horas da tarde. os mais de 300 quilómetros percorridos levaram-nos até à transmontana Serra de Bornes, cercada por Macedo de Cavaleiros e Mirandela. A estalagem vê-se ao longe, lá no alto do declive. Mais alto só as antenas das comunicações que estão, essas sim, no pico mais alto, deste fenómeno geográfico.

Chegados à estalagem, o sol dá sinais de querer despedir-se. Estamos a mil metros de altitude. Não é todos os dias que podemos olhar de cima para o astro radiante. Os quartos são, todos eles, sem qualquer excepção, virados para o vale. Com o anoitecer, os campos inclinados despedem-se, lenta e calmamente, da luz do dia. Ao longe, tanto à esquerda como à direita, dois espelhos de água rompem com o castanho frio do mato queimado com o frio que se faz sentir. Por sinal, este ano nem está tanto como noutras ocasiões. Mas o vento já feria a cara no caminho do carro para a estalagem.

Costeleta de vitela na brasa, acompanhada por batatas assadas e um bacalhau à "Montanhês", uma receita esplendorosa de bacalhau assado na brasa, com um molho de cebola e pimenta que fica, absolutamente divinal, quando embebido pelas torradas de pão de centeio feitas, também, ao lume. Para concluir, e enquanto faz mais frio na rua, nesta antiga casa de apoio à estação de comboios de Macedo de Cavaleiros come-se um saboroso leite creme queimado que completa uma óptima refeição.

Manhã soalheira... A escuridão mantida por uns cortinados bem grossos é quebrada, de rompante, com um puxão dos mesmos para os lados. O sol entra directamente no quarto. Os olhos têm dificuldade em habituar-se à claridade mas mal começam a descortinar a paisagem que se apresenta, e que de forma graciosa nos dá os bons dias, a disposição eleva-se.

Pão regional, com queijo ou cômpota de caseira de abóbora para pequeno almoço, sob a benção de montes e vales transmontanos e de um sol, quase sempre baixo nesta altura do ano complementam uma visita rápida, mas que deu um enorme prazer, por terras de Trás-os-Montes.

Sem comentários: