08 outubro 2009

um dia tinha de acontecer. mas assim???

já foram milhares os quilómetros que percorri pelas nossas estradas. sejam auto-estradas, itinerários principais ou complementares, simples vias nacionais ou municipais. em todos estes percursos, de norte a sul, cumpri algumas distâncias com a noção pura de que a qualquer momento poderia ser multado. a razão? o excesso de velocidade. nada de grandes estravagâncias. não me podem acusar de ser acelera. estou muito muito longe desses estatuto. em diversas situações não cumpro os limites, mas nada de extraordinário.

para não me perder, dizia eu, que fiz muitos quilómetros sempre a pensar quando seria o momento em que seria "caçado" ou "apanhado", se preferirem. lá no fundo, bem nas profundezas da nossa consciência, sabia que tal podia acontecer depressa, como um flash... literalmente!

pois foi sem esperar, sem qualquer aviso prévio que o radar da GNR me encontrou em excesso de velocidade. assim, do nada, como se de uma bofetada pelas costas se tratasse. e foi mesmo pelas costas. no dia em que nunca me passou pelo pensamento a possibilidade de ser apanhado, ora porque tinha cumprido os limites, ora porque tinha pouco combustível e estava a tentar chegar à bomba que sabia vender o gasóleo mais barato, o que me impedia de acelerar... foi nesse mesmo dia que a máquina disparou o flash. e que flash! por momentos fiquei sem sangue e só lentamente recuperei. olhei para o conta-quilómetros, ia a 90km/h e décimos de segundo antes da luz acender lembro-me de ter reparado no letreiro de um restaurante. Sabores do rio, de seu nome. "que raio. mas nem estou numa localidade, porque disparou?", perguntei eu. pois não tinha visto o sinal de 50km/h.

a ténue esperança de ter sido uma ilusão provocada pelo cansaço desvanesceu-se quando condutores em sentido contrário começaram a fazer sinais de luzes. neste caso já de nada servia. em vez de aviso, os máximos intermitentes com os médios apenas estendiam o tapete rumo ao inevitável. mais à frente tive de encostar. junto a um cruzamento estavam quatro carros da GNR. pedidos os documentos, os meus e os do carro (viatura em linguagem oficial), a informação de que já não havia volta. tinha sido "apanhado" a 90km/h e com a tolerância seria 85km/h numa zona em que o limite é de 50km/h. 120 euros que paga já ou deixa a carta e inibição de conduzir durante um a 12 meses. foi esta a sentença. "mas se é a primeira vez fica com pena suspensa", disse-me o guarda.

como se não bastasse, o cartão não funcionou e tive de deixar a carta de condução. amanhã tenho de ir pagar ao multibanco e depois passar no posto onde levantarei o documento. agora ando com uma guia, que é um papel de péssima qualidade e que tem uma validade de seis meses.

tantas vezes que podia ser apanhado a transgredir de forma deliberada e hoje, logo hoje, é que tinha de acontecer! que raio!

2 comentários:

Namaste disse...

Tiveste azar! Mas antes isso que algo mais grave. Os senhores merecem umas férias extra pelo trabalho árduo. Pensa que vais contribuir para o descanço deles.

Batista disse...

Eu não acho que seja azar...nem sorte...é o que é! Se ias em transgressão, algum dia tinha de acontecer!

Eu posso dizer-te que inclusivamente já andei um ano...UM ano com essa guia xungosa! Tudo porque me enviaram os documentos para onde não era suposto! "E agora? a guia vai caducar esta semana? -Sem problema, renovamos a guia por mais seis meses!"

E assim foi...

Mas contigo é em grande, Picado...120 euros é de luxo!