14 outubro 2009

hotel semi-remodelado

nunca tinha visto tal coisa. e duvido que muita gente já tenha passado por semelhante experiência que é, no mínimo, curiosa.

há um hotel em Milão, de nome Bolzano, que fica perto da estação central de comboios. está para aquela cidade italiana como Santa Apolónia está para Lisboa ou São Bento para o Porto. mas adiante que não foi a localização da estação que me fez escrever este texto.

sóbrio, discreto, o Hotel Bolzano é um espaço que, numa primeira análise, é simpático. na recepção percebe-se que a idade deixa marcas mas com algumas remodelações o aspecto é excelente. o elevador, esse, é antigo. não de grades, não sejamos tão extremistas. mas já tem uns anitos. ah, e é estreito. nunca tinha visto tal coisa. mais marcas da idade? nas escadas, forradas a carpete, para além de algumas alterações posteriores, como a colocação de mangueiras para combater incêndios.

mas é no quarto que este misto de semi-remodelação atinge o seu auge. pena não ter tirado fotografias, pois seria muito mais fácil de explicar. mas vou tentar. no número 39 do Hotel Bolzano a mobília é nova, moderna, com design. tem até umas soluções interessantes. o espaço é pequeno e em vez de ter um armário tem umas estantes ligadas à cama, como se fosse uma peça única. as bancas de cabeceira também estão "presas" ao leito e na parede há um pequeno plasma que dá um ar hi-tech àquele ambiente. na casa-de-banho também há sinais de modernidade, como as loiças ou o separador que impede a água do chuveiro de sair para além de onde deve.

mas fiquemo-nos por aí! o resto é antigo, cansado e, em algumas situações, até pouco cuidado. o ar condicionado já parece sofrer de sopros no coração, tal o barulho que faz quando está a trabalhar. os fios que deveriam estar em calhas ou dentro da parede mostram-se ostensivamente. e no wc? para além do pó que cobria o parapeito interior da janela, o silicone que faz a ligação entre a base da zona de duche e as paredes já deveria ter sido mudado, de negro que está. é uma simbiose curiosa que conjuga o moderno e o tratado com o antigo e o pouco cuidado. é um novo conceito que, vindo de Milão, a cidade da moda, ainda vai ditar tendências. será qualquer coisa como new-retro-lousy-chic...

1 comentário:

Namaste disse...

Muito bom texto. Era que era mesmo assim o nosso lar milânes. Esqueceste-te de dizer que o pequeno-almoço era bom. Mais um boacdo mais de cuidado nos pormenores não ljes ficava nada mal. E a localização era fantástica!