30 setembro 2009

prémio: mais valia estar calado

quando se esperava um discurso de Cavaco Silva sobre uma questão de Estado por força das falhas de segurança que existem ou não no Palácio de Belém, somos confrontados com algo absolutamente surreal.

o Presidente da República mais não fez do que vir a terreiro compactuar com as histórias e intrigas políticas a que estamos habituados. exigia-se uma posição bem mais distante e neutra do chefe de Estado.

conseguiu, ainda, começar por falar de um tema que em nada tinha a ver com aquilo que estava em causa e caiu no ridículo quando se defendeu de acusações socialistas que tentavam colar a figura do Presidente da República ao PSD. todos nós sabemos qual a cor política de Cavaco Silva, mas quero acreditar que quando os portugueses lhe deram a vitória nas presidenciais não o fizeram por ele ser de esquerda ou de direita, mas sim por acreditaram que o antigo Primeiro-Ministro tinha todas as condições para dar estabilidade ao país e representar Portugal como poucos teriam na altura.

o país esteve em suspenso à espera de uma intervenção que não valeu de nada, a não ser declarar guerra entre duas das maiores instituições nacionais, a Presidência da República e o Governo. soubemos também que só agora Cavaco Silva sabe que os sistemas informáticos têm vulnerabilidades. nunca o julguei tão ingénuo!..

dá vontade de perguntar: "em que mundo vossa excelência vive?" não foi uma tirada feliz, principalmente tendo em conta o currículo e a vivência de aquela que é, apenas e só, o líder maior de um país!

Sem comentários: