22 setembro 2009

nineties #1

inauguro aqui um espaço, uma rubrica de música. a partir de hoje vou colocar algumas músicas e vídeos de bandas que me marcaram. há uma condição, têm de pertencer à década de 90 do ano passado. o meu espectro musical não se circunscreve, felizmente, apenas a este período temporal. quem sabe não farei algo semelhante para outras décadas?

mas para já fico-me pela década que compreendida entre os anos de 1990 a 1999.

a primeira música escolhida deveria ser, para quem me conhece, qualquer coisa de Ornatos Violeta ou Rage Against The Machine. mas não. hoje ouvi algo que não toca na minha aparelhagem há muito tempo. é mesmo vergonhoso ter uma discografia tão pobre lá em casa. limito-me a uma box de singles que é, contudo, bem especial.

de qualquer forma, estes senhores marcaram a minha adolescência e, como tal, teriam de passar por aqui. cabe-lhes a honra de abrir esta iniciativa e, no futuro, tenho a certeza que regressarão. vi-os uma vez ao vivo. foi no Restelo, no ano 2000, já tinha passado a década em que os conheci. foi especial. o anúncio de que a banda terminaria em dezembro fez-nos acorrer à bilheteira para um espectáculo numa noite de setembro que, porventura, estava fantástica mesmo com o vento que soprava do Tejo.

senhoras e senhores, Smashing Pumpkings, Cherub Rock.

Sem comentários: