16 setembro 2009

Portugal em versão concentrada

Rui Cardoso Martins é uma pessoa que admiro. Portalegrense de gema, vive há vários anos em Lisboa. ex-jornalista do Público, co-criador da Produções Fictícias e co-autor do Contra Informação, lançou o seu primeiro livro há mais ou menos três/quatro anos.

fiquei estarrecido com a sua escrita. prendeu-me àquelas páginas com uma força tremenda. soube há poucos dias que lançou nova narrativa.

mas porque falo deste senhor? no domingo dia seis ouvi-o num programa magnífico que dá diariamente e tem uma versão longa dominical, onde há sempre um convidado. chama-se História deVida. nessa edição, este lagóia contou uma história, escolheu algumas das suas músicas preferidas, explicou sinteticamente a forma de escrever.

e, agora, a verdadeira razão para este texto que já vai longo. no final do programa pediram-lhe para sugerir um passeio. Rui Cardoso Martins falou da Serra de São Mamede, de Castelo de Vide e de Portalegre. no Outono é maravilhoso. há castanheiros e a região ganha uma tonalidade típica lindíssima. para ele está é uma das zonas mais bonitas de Portugal. o criador do Contra diz haver um pouco de Sintra, um pouco de Trás-os-Montes e, também, um pouco do Alentejo mais lá de baixo. e remata de forma deliciosa. afinal, para Rui Cardoso Martins esta região é uma espécie de Portugal concentrado.

eu sou suspeito. aliás, muito suspeito, não fosse ser, também, portalegrense dos sete costados. mas esta definição é deliciosa e dá vontade de pegar na mala e ir já para lá, não vá perder o lugar!