07 novembro 2008

a senhora que escondia a comida

Nem imaginam o prazer que me dá observar, especialmente o comportamento das pessoas enquanto viajo nos transportes públicos. Acredito que se levasse mais a sério estas análises, quase poderia fazer teses científicas acerca do comportamento humano e social!

E, de repente, estaria a fazer uma espécie de BBC Vida Selvagem, que na versão nacional seria algo como RTP, SIC ou TVI (consoante a televisão interessada, mas provavelmente seria RTP por ser uma estação pública como é a BBC) Vida Humana e Urbana.

Pois bem. Estava eu no comboio a caminho da Gare do Oriente, quando uma senhora entra na estação da Amadora. Senta-se, dois bancos à minha frente. Tira um embrulho de papel de alumínio. Depreendo: “É uma sandes. Será de quê?”. Pois bem, não descobri. A senhora desembrulhava o lanche (suponho que o fosse, pois já passava das 16h30), dava uma dentada, e voltava a embrulhar, como se quisesse esconder a comida dos restantes passageiros. Mas para quê? À excepção de mim, todos lhe eram indiferentes. E ela não percebia que eu estava a olhar para a sua forma de comer.

Isto pode parecer perverso, mas não é. Não faço isto com qualquer objectivo. Apenas gosto de perceber as diferentes formas de agir das pessoas nos transportes públicos. Também só o faço quando não tenho mais nada para fazer.

Adiante. Por momentos desliguei da alimentação da senhora e quando voltei a observá-la parecia que tinha mais fome e as dentadas eram maiores. De tal forma que, numa das vezes, ficou um bocado de pão pendurado e por pouco deixava cair a máscara e mostrava a todos os que viajavam naquela carruagem qual era a sandes que tinha escolhido para o lanche de quinta-feira. Conseguiu, a tempo, engoli-la e evitar tal exposição.

E assim me distraí durante parte da minha viagem de comboio rumo a Oriente!

1 comentário:

cmt disse...

Grande cusco!!! lol