28 novembro 2008

os holandeses e os portugueses são igualmente desrespeitadores

Há sempre determinados aspectos em que povos, ou nacionalidades diferentes, partilham algo em comum. Entre a Holanda e Portugal há muitas diferenças, mas há pelo menos uma coisa em que somos muito iguais: “Temos pouco respeito pelos peões.”

E já não falo dos ciclistas aceleras que, e muito bem, não param porque há um qualquer peão distraído que se esquece e em vez de se manter no passeio, caminha tranquilamente pela ciclovia. É certo que a distinção entre as duas zonas é, na maioria das vezes, muito difícil de distinguir, mas, ainda assim, têm desculpa.

Image Hosted by ImageShack.us

Contudo, se nós portugueses não temos qualquer respeito pelos peões quando estacionamos os carros no passeio e impedimos, por exemplo, alguém que se movimente, apenas, em cadeira de rodas, de passar, os holandeses fazem exactamente o mesmo... mas com bicicletas.

Sim, há zonas onde são tantas e tantas que quem anda a pé não tem qualquer possibilidade de passar. Qualquer dia começa a haver limitação do número de bicicletas que possam entrar em Amesterdão, tal como fazem com os carros... Ou não, mas a esperança de que as coisas mudem e que os peões possam ter o seu espaço por inteiro está sempre presente.

Sem comentários: