28 novembro 2008

roteiro de ontem

Rijkmuseum - um bocado secante. Algumas obras de Rembrandt interessantes e determinados objectos relacionados com a história holandesa.

Image Hosted by ImageShack.us

Museu Van Gogh – Um retrospectiva do maior pintor holandês. Um autodidacta com uma perspectiva magnífica. Grande local de visita.

Almoço – Um hamburguer no Burger King com companhia de ratos e tudo. Só não sabemos é se quem diz que viu o fez mesmo ou estava a sofrer alucinações por falta de proteínas.

Image Hosted by ImageShack.us

Rembrandtplein – Já aqui tínhamos estado na noite anterior. Movimentada q.b., tem uma estátua do escritor e figuras de um dos seus principais quadros.

Waterlooplein – Estranha, parece uma praça interior. Quando demos por nós já estávamos no mercado das pulgas.

Mercado das pulgas – Espécie de feira da ladra, mas com tendas onde se vende material “oficial”. Já estavam a arrumar tudo mas não nos deram nada como reza a tradição.

Image Hosted by ImageShack.us

Nieuwmarkt (Mercado novo) – Praça bem bonita com o mercado mesmo no centro.

De Oude Kerk (Igreja velha) – Igreja católica de 1250. Pilhada e quase destruída pelos protestantes, acabou por se tornar um templo desta variante cristã. Tem dois órgãos e pouco mais. Despida em comparação com a riqueza das igrejas católicas romanas!

Red Light District – Paraíso para uns, perdição para outros. Um museu da profissão mais antiga do Mundo para nós. “Não é tão decadente como pensava”, comentou-se no grupo. De facto, as meninas estão nas montras, mas toda a gente age de forma natural, como, aliás, o é. Ao pé há inúmeras coffee shop, nomeadamente a primeira de Amesterdão. Chama-se Bulldog e tem umas ganzas potentes. Quem experimentou queixa-se dos efeitos pouco eficazes dos space cakes. Talvez tenhamos de aumentar a dose na próxima ocasião.

Image Hosted by ImageShack.us

Regresso a casa – Grande caminhada. Os eléctricos já não funcionavam e os autocarros eram poucos. Então fomos a pé. Escusado será dizer que quando chegámos à cama foi tiro e queda.

Sem comentários: