24 outubro 2007

Este eu quero ver

Chama-se Fados mas é realizado por um realizador espanhol, de nome Carlos Saura. Para os conservadores trata-se de uma heresia, principalmente quando associam a música, tão tradicional, à dança. "Onde é que se viu, cantar o fado com bailado?", poderão dizer uns... "se a Amália fosse viva entrava em choque", poderão afirmar outros.



Mas eu não penso assim. Parece-me genial a abordagem de Saura ao tema, depois de ter feito o mesmo com o flamenco e o tango. Ainda não vi o filme, mas desde que assisti ao trailer pela primeira vez fiquei com uma curiosidade imensa. De tal forma que a banda sonora já faz parte da minha colecção de CD. Parece-me brilhante, associar a nossa música, cantada por Carlos do Carmo, Camané e Mariza com a dança. Mas, para além disso, o espanhol foi mais longe. Foi buscar cantores de fado vadio, convidou Caetano Veloso e Chico Buarque para cantarem fado, desafiou Lila Downs que interpreta uma música tão lusitana sem conseguir dizer os "ãos" ou os "ões". É magnífico.

Por isso digo, este filme eu quero ver!

Sem comentários: