04 julho 2007

Valeu a pena

40 euros de bilhete para ver um dia do 13º festival Super Bock Super Rock. Por portas e travessas ainda consegui ir e poupar os trocos. Afinal, o passe mágico para aquela dimensão que anualmente se estabelece no Parque Tejo (quase por baixo da Ponte Vasco da Gama) custou 25 euritos.

São seis e meia da tarde. Inacreditavelmente, foi muito fácil chegar até lá. Para quem vinha do outro lado da cidade, adivinha-se uma tarefa difícil. Mas pagando uns excessivos 0,80€ (apanhei a CREL, claro está) evitei a tortuosa 2ª circular e a não menos caótica àquela hora, conhecida como Av. Infante D. Henrique, junto ao rio.

Meia hora de espera, entre um sol estupidamente quente e as nuvens que por vezes o encobriam e arrefeciam os ânimos. Chegado o meu bilhete e bons amigos (sim, daqueles que estão quase sempre nestas coisas, ehehehe) ultrapassei a porta para a dimensão rock. Bandas nacionais não vi, infelizmente. A única coisa que ainda ouvi, mas fora do recinto, foi The Gift.

Um quarto para as sete da tarde. "WE are The Klaxons, from London", anuncia o vocalista desta banda britânica. A minha curiosidade leva-me a assistir a todo o concerto... sem defraudar as expectativas. Uma simbiose rock com alguns laivos, mesmo que fugazes (e talvez transmitidos pelo sotaque típico britânico), de pop britânico. Aprovados.

Hora de jantar. Pão com chouriço (2,5 euros) e a bela da bejeca. Sentadinhos até sabe melhor. E espaço foi coisa que não faltou. A facilidade em estacionar dava a entender que não ia haver enchente, como já não houve no ano passado, no dia de Franz Ferdinand. Ah, como eu gosto de festivais assim, sem muita gente, em que podemos andar à vontade. Parece que Metallica foi de bradar aos céus. Mas já se esperava, ou não? Como nunca fiz tensões de ir..

Magic Numbers nem aqueceram nem arrefeceram. Quatro alminhas guedelhudas em palco, dois homens e duas mulheres, faziam lembrar os tristes The Jelly Family, mas vindos de uma qualquer província interior dos Estados Unidos. Fora uma musiquinha ou outra, nada demais... Pobrezinho!

O primeiro momento da noite... Bloc Party confirmaram o meu interesse crescendo na música de mais uma banda que ficou conhecida por ter uma das suas canções como banda sonora de anúncios Vodafone. Em final de digressão, estes rapazes ingleses cheios de presença em palco (o vocalista transmite uma energia colossal através de uma conjugação postura/voz inigualável) despediram-se, por uns tempos, de concertos, sendo que Lisboa teve direito a recebê-los duas vezes praticamente no espaço de um mês. Fiquei adepto confesso. Agora falta ir à loja... (Nunca mais chega o fim do mês, ora bolas).

Já passava da meia-noite. Nos ecrãs um discurso de uma fedelha brasileira numa qualquer reunião envagélica (daquelas seitas maradas que os brasileiros têm para lá) dá o mote a um concerto num cenário de ingreja, com uma tela de veludo vermelho escuro, como as cortinas das igrejas, uma simulação de um orgão de tubos... só faltava a nossa senhora. Dez músicos em palco, cada um capaz de tocar mais de um instrumento e uma sonoridade portentosa, envolvente, colossal. São assim os Arcade Fire! Um grupo canadiano, de Montreal, que vive entre o bairro grego e português daquela cidade norte-americana (sim, a América do Norte também é o Canadá, não são só os EUA). Esta banda de rock eclesiástico (como eu gosto de lhes chamar) assombraram o rio Tejo e a cidade de Lisboa, com o líder e vocalista da banda, Win Butler a assumir contornos de pastor. Pela reacção constante do público, conseguiu passar a mensagem...

Adorei, a força da música, em que, por vezes, roçam sonoridades de lendas da música como Pink Floyd ou David Bowies. Como diz a malta lá do norte... Estes homens (sete homens e três mulheres, para ser exacto) são uns senhores, carago!!!

Fica aqui o alinhamento, gentilmente furtado ao "site" da Blitz (obrigado, hein):
Black Mirror
No Cars Go
Haiti
(Antichrist Television Blues)
Intervention
Headlights Look Like Diamonds
The Well & The Lighthouse
Ocean of Noise
Tunnels
Rebellion (Lies)
Power Out
Keep The Car Running
Wake Up

Sem comentários: