30 setembro 2009

prémio: mais valia estar calado

quando se esperava um discurso de Cavaco Silva sobre uma questão de Estado por força das falhas de segurança que existem ou não no Palácio de Belém, somos confrontados com algo absolutamente surreal.

o Presidente da República mais não fez do que vir a terreiro compactuar com as histórias e intrigas políticas a que estamos habituados. exigia-se uma posição bem mais distante e neutra do chefe de Estado.

conseguiu, ainda, começar por falar de um tema que em nada tinha a ver com aquilo que estava em causa e caiu no ridículo quando se defendeu de acusações socialistas que tentavam colar a figura do Presidente da República ao PSD. todos nós sabemos qual a cor política de Cavaco Silva, mas quero acreditar que quando os portugueses lhe deram a vitória nas presidenciais não o fizeram por ele ser de esquerda ou de direita, mas sim por acreditaram que o antigo Primeiro-Ministro tinha todas as condições para dar estabilidade ao país e representar Portugal como poucos teriam na altura.

o país esteve em suspenso à espera de uma intervenção que não valeu de nada, a não ser declarar guerra entre duas das maiores instituições nacionais, a Presidência da República e o Governo. soubemos também que só agora Cavaco Silva sabe que os sistemas informáticos têm vulnerabilidades. nunca o julguei tão ingénuo!..

dá vontade de perguntar: "em que mundo vossa excelência vive?" não foi uma tirada feliz, principalmente tendo em conta o currículo e a vivência de aquela que é, apenas e só, o líder maior de um país!

29 setembro 2009

sonoridades

de passagem pela Fnac não resisti a comprar um disco que, depois de uma primeira audição, é uma verdadeira preciosidade...




São 40 anos de Cinco Minutos de Jazz, de José Duarte, um programa que é uma verdadeira instituição e pode fazer com que muita gente aprenda a gostar deste estilo maravilhoso que é instrumental mas também pode ser cantado.

Estou deliciado a ouvir esta colectânea com 4 discos. Que grande compra! Vai andar muito tempo comigo. Não tenho dúvidas disso!

leituras

na semana passada, por ocasião de uma data especial, a Paixão ofereceu-me este livro.




Chama-se "Deixem passar o homem invisível" e é o segundo livro de Rui Cardoso Martins. A vontade de o ler é tal que já intensifiquei as leituras da obra que ocupa a minha banca de cabeceira para passar para este. Leituras simultâneas para mim? Não obrigado...

Rui Cardoso Martins é uma pessoa que eu admiro. É da terra! Foi jornalista! Hoje é autor/criador de um dos programas humorísticos mais bem sucedidos e longos do país.

escapadinha

ora, como vem aí um fim-de-semana prolongado e apesar das férias não terem sido assim há tanto tempo a cabeça já dá novos sinais de estar prestes a rebentar, nada melhor do que fazer uma escapadinha. há que fugir do stress, da rotina, mudar de ares, viver experiências diferentes.

posto isto, tirei mais dois dias de férias e programei um fim-de-semana em grande. o apelo "vá para fora cá dentro" é forte, mas desta vez não funcionou. isto porque os 18 euros de bilhete (ida e volta) até Milão foram irrecusáveis. são dois dias na Bella Italia, com massas, pizzas, a Duomo, o lago Como ali perto, o AC Milan, o Inter de Mourinho e as ruas repletas daquela moda que preenchem passerelles e passam na televisão.

é fora do país mas não deixa de ser uma escapadinha... a todos os níveis, seja pelo número de dias como pelo dinheiro gasto. terminado o passeio, volto mas continuo o passeio, com uma visita ao norte e uma viagem rumo a Sul pelo interior. durante cinco dias quero passear, divertir-me, enfim... viver! tudo sem pensar em coisas tristes e estúpidas que, infelizmente, são cada vez mais o nosso dia-a-dia!

27 setembro 2009

amizade

quem não sabe que ter amigos é das coisas mais importantes da vida? duvido que poucas pessoas, mas essa minoria não é, por certo, tão feliz. essa é uma certeza que me acompanha todos os dias.

mas há momentos em que a amizade é elevada a um expoente tão elevado que até nós nos surpreendemos da força de determinados valores.

ontem, um amigo meu fez anos. é um dos melhores, daqueles que está sempre ali ao pé para o que for preciso. é curioso, o dia de aniversário e o de Natal perdeu, até ontem, alguma da magia que tinha enquanto criança. até ao dia de ontem. depois de nós, os seus amigos, termos insistido, lá cedeu e fomos todos jantar fora. parecia mais uma daquelas refeições que fazemos com regularidade. o convívio, o estar juntos, tudo isso é bastante importante para o grupo e todos fazemos questão de nos reunirmos à volta de uma mesa com frequência. sempre que possível, não há desculpa que valha, ou melhor, arranja-se qualquer desculpa para jantarmos em grupo.

ainda a comida não tinha chegado e o aniversariante insistia na ideia de que o dia de anos, para ele, já teve mais significado... até quase ao final do repasto. quando chegaram os pratos de sobremesa um "não me digam que há bolo?", acompanhado de um brilhar de olhos inevitável e impossível de esconder senti que a menor força que estes dias especiais tinham para si estava a deixar de ser a tendência. depois, bem, depois vieram as prendas e reacções de surpresa e espanto que culminaram com emoção quando chegou o bolo de anos que tinha direito a velas e tudo. à séria! escusado será dizer que o rapaz sentiu lá bem no fundo esta acção dos seus amigos.

não parei de pensar nisso desde que acabou a comemoração. com coisas simples voltamos a relembrar-nos da força da amizade, como se isso fosse necessário entre nós. é muito bom poder, ao fim de tantos anos, deixarmos aqueles amigos de quem gostamos a sério, a quem fazemos o que podemos e não podemos só para os vermos bem, ficarem de queixo caído, com os olhos brilhantes de emoção.

sei que o dia já passou, mas aproveito este texto e deixo, aqui, os meus votos oficiais e públicos de feliz aniversário! (zau, private joke)

25 setembro 2009

tristeza

na autarquia da minha terra, quando o mandato está prestes a terminar, abrem concursos para contratar pessoas que, por coincidência ou não, estão próximas do poder ou do partido que o detém. em assembleia municipal descobre-se que o suposto jornalista tem uma avença na ordem dos 24 mil euros/ano. das duas uma, ou o senhor é jornalista e não pode praticar seja lá que serviço for à câmara, ou então cumpre o contrato mas deixa de assinar peças jornalísticas num jornal local.

mesmo que os cães ladrem, a caravana passa. e neste caso, caravana significa o poder político que continua a utilizar práticas miseráveis, sem honra ou dignidade. são atitudes deste género que afastam os eleitores das urnas, que divorciam os políticos do país real. quem pode acreditar nestes compadrios?

são situações como estas que me deixam ainda mais cabisbaixo. já nem consigo dispersar energia através da vergonha ou da revolta. faço-o com tristeza apenas. é assim que me sinto... triste! porque vejo uma cidade onde nasci e cresci praticamente parada, a passar ao lado do desenvolvimento ou do progresso. são incompetentes os que estão no poder e nada fazem para que isso mude? julgo que sim. incompetentes e preguiçosos!

durante quatro anos, pouco mudou numa terra que precisa de ser agitada. mas a algumas semanas das eleições houve tempo, espaço e mestria para criar empregos que soam a encomendados. a vida continua...

é triste!

P.S. - hoje até sonhei que a câmara estava em colapso financeiro e que em poucos meses iria abaixo.

24 setembro 2009

dá gosto ver anúncios assim

parabéns EA Sports. até agora continuam sem ter o melhor jogo de futebol da actualidade. quem sabe se com FIFA 10 batem o grande rival, PES 2010. mas este anúncio está brilhante. muito do que representa o futebol está aqui. os golos, as fintas, a emoção, a paixão, as lágrimas, os movimentos de massas, os ídolos. grande produção!

22 setembro 2009

nineties #1

inauguro aqui um espaço, uma rubrica de música. a partir de hoje vou colocar algumas músicas e vídeos de bandas que me marcaram. há uma condição, têm de pertencer à década de 90 do ano passado. o meu espectro musical não se circunscreve, felizmente, apenas a este período temporal. quem sabe não farei algo semelhante para outras décadas?

mas para já fico-me pela década que compreendida entre os anos de 1990 a 1999.

a primeira música escolhida deveria ser, para quem me conhece, qualquer coisa de Ornatos Violeta ou Rage Against The Machine. mas não. hoje ouvi algo que não toca na minha aparelhagem há muito tempo. é mesmo vergonhoso ter uma discografia tão pobre lá em casa. limito-me a uma box de singles que é, contudo, bem especial.

de qualquer forma, estes senhores marcaram a minha adolescência e, como tal, teriam de passar por aqui. cabe-lhes a honra de abrir esta iniciativa e, no futuro, tenho a certeza que regressarão. vi-os uma vez ao vivo. foi no Restelo, no ano 2000, já tinha passado a década em que os conheci. foi especial. o anúncio de que a banda terminaria em dezembro fez-nos acorrer à bilheteira para um espectáculo numa noite de setembro que, porventura, estava fantástica mesmo com o vento que soprava do Tejo.

senhoras e senhores, Smashing Pumpkings, Cherub Rock.

estão mal

no caso das escutas quem está ou esteve mal, afinal? na minha modesta opinião; o assessor do PR por "encomendar" a reportagem; o director do Público porque se esqueceu que é responsável por um jornal de referência e começou a soltar larachas sobre espionagem e sistemas de informação (soou a teoria da conspiração. é aquela velha máxima, quando não há fundamento invocamos este tipo de serviços ou então a religião, que também é uma boa desculpa mas não para este caso) e o próprio PR, que diz não falar antes das eleições porque é isento mas depois despede o assessor (acho que tentou aguentar mas a pressão era tal que teve de dar um sinal, mesmo antes do acto eleitoral). mas Manuela Ferreira Leite não passa incólume a tudo isto. a senhora aprestou-se a acusar de imediato o Governo e, mais uma vez, insistiu no conceito da asfixia democrática. agora, que o assessor do PR do ministro, o PSD é o único que ainda não falou. parece-me estar tudo dito. de tiro no pé em tiro no pé, esta força política afunda-se. a senhora anda desgovernada e quanto mais fala mais ajuda José Sócrates. este, que poderia ver a sua imagem seriamente afectada com o caso das escutas anda na maior e assim, mesmo que não tenha a maioria absoluta, que a bem da verdade é o mais provável, se distancia da sua principal adversária política.

a poucos dias das eleições, o que é que esta campanha ainda nos reservará?

19 setembro 2009

um azar dos diabos

o dia de hoje e o final do dia de ontem foram para esquecer. quando saio em trabalho costumo colocar o dinheiro para despesas num envelope. neste invólucro coloco, também, as facturas. pois, as que já lá estavam e os cerca de 100 euros que ainda tinha desapareceram. perdi-os algures.

estou cá com uma cabeça. ninguém imagina!!!

16 setembro 2009

Portugal em versão concentrada

Rui Cardoso Martins é uma pessoa que admiro. Portalegrense de gema, vive há vários anos em Lisboa. ex-jornalista do Público, co-criador da Produções Fictícias e co-autor do Contra Informação, lançou o seu primeiro livro há mais ou menos três/quatro anos.

fiquei estarrecido com a sua escrita. prendeu-me àquelas páginas com uma força tremenda. soube há poucos dias que lançou nova narrativa.

mas porque falo deste senhor? no domingo dia seis ouvi-o num programa magnífico que dá diariamente e tem uma versão longa dominical, onde há sempre um convidado. chama-se História deVida. nessa edição, este lagóia contou uma história, escolheu algumas das suas músicas preferidas, explicou sinteticamente a forma de escrever.

e, agora, a verdadeira razão para este texto que já vai longo. no final do programa pediram-lhe para sugerir um passeio. Rui Cardoso Martins falou da Serra de São Mamede, de Castelo de Vide e de Portalegre. no Outono é maravilhoso. há castanheiros e a região ganha uma tonalidade típica lindíssima. para ele está é uma das zonas mais bonitas de Portugal. o criador do Contra diz haver um pouco de Sintra, um pouco de Trás-os-Montes e, também, um pouco do Alentejo mais lá de baixo. e remata de forma deliciosa. afinal, para Rui Cardoso Martins esta região é uma espécie de Portugal concentrado.

eu sou suspeito. aliás, muito suspeito, não fosse ser, também, portalegrense dos sete costados. mas esta definição é deliciosa e dá vontade de pegar na mala e ir já para lá, não vá perder o lugar!

15 setembro 2009

raios partam os mosquitos

afinal para que servem os mosquitos? não sei ao certo. na versão brasileira do How Stuff Works, explica-se como é que estes vivem. aí percebemos quais os seus ciclos de vida, que há mais de dois milhões de espécies ou quais as partes de um mosquito. numa breve análise, ou seja, numa leitura horizontal, não descortinei qualquer explicação para a existência de mosquitos. acredito que tenham uma função, mas eu ainda não sei qual é.

e como não sei, para mim, neste momento, não passam de uma estranha forma de vida que só existe para nos chatear e azucrinar a cabeça. sim, é uma grande porcaria.

e porque é que me lembrei de falar de mosquitos? nem parece meu. mas não posso esquecer-me, de modo nenhum, do lixo quando vou de férias. mesmo sem elementos de putrefacção rápida, o tempo que esteve fechado no balde (mais de duas semanas) criou as condições necessárias para o aparecimento de mosquitos. ora, é de calcular a disposição com que fiquei quando cheguei a casa fresco após vários dias de descanso. lá tive de desencantar os detergentes e lixívia para desinfectar a cozinha. mas não foi suficiente. entre domingo e hoje a bicharada ainda não tinha desaparecido por completo. já em desespero de causa tomei medidas mais drásticas. peguei em mim e fui comprar o inferno dos insectos, spray para os aniquilar.

umas boas bafadas para o ar e a divisão fechada durante 20 minutos devem ter sido suficientes. agora a janela está aberta para arejar, mas acho que a medida foi eficaz. se amanhã de manhã aparecer um que for então aplicarei a dose... em duplicado! quiseram guerra? tiveram-na! mas eu vou ganhá-la!

a liga está com um andamento diabólico

não fosse o excelente (diria mesmo fabuloso) início de época do grande Benfica e tudo estaria normal na liga portuguesa. felizmente, o Glorioso reforçou-se bem (até Javi Garcia que eu tanto critiquei por pensar que fosse outro Balboa, ou seja, um embuste) e Jorge Jesus está a demonstrar porque é considerado, por muitos, um magnífico treinador (não me lembro de ver a equipa a jogar assim há muitos anos). mas hoje não é por isso que escrevo este texto.

à excepção da mudança de forma do Benfica, tudo parece mais ou menos igual no campeonato luso. o FC Porto continua em boa forma, embora eu torça para que tal termine depressa, o Sporting voltou às exibições intermitentes/fracas e as restantes equipas, ou pelo menos grande parte, continua a praticar um futebol defensivo, a pensar no empate, sem privilegiar o espectáculo.

em bom ritmo estão os despedimentos de treinadores. as conhecidas chicotadas psicológicas já apareceram na liga deste ano. em apenas quatro jornadas dois técnicos foram dispensados. é um bom registo, não? Ulisses Morais deixou a Naval 1º de Maio e foi substituído por Augusto Inácio (sim, aquele que foi campeão pelo Sporting), enquanto Carlos Azenha (aquele que um candidato a presidente do Benfica queria levar para a Luz) já deixou o Vitória de Setúbal. Boa notícia para Ulisses Morais que, ao que tudo indica, só esteve uma semana e meia desempregado porque as notícias de hoje o davam como certo em Setúbal.

se em Portugal se marcassem tantos golos e houvesse tantos jogos espectaculares como se despedem treinadores tinhamos a melhor liga do Mundo. nem ingleses, nem espanhóis, nem italianos. esses roíam-se todos de inveja!

08 setembro 2009

fica para depois... infelizmente!

esta semana de férias estava definida para uma viagem. mas, pelos vistos, não vai haver nada disso. gostava, mas não há aventura para ninguém. talvez para a próxima.

vou ficar pelo descanso da terrinha, que é bem bom. e com o calor que está (esta noite às 22h30 estavam 30º!!!) vou tentar descansar e vou, com toda a certeza, dar muitos mergulhos para refrescar. vai ser bom, não tenho a mínima dúvida. só lamento a Paixão estar a trabalhar, mas quero, ainda assim, aproveitar muito os momentos que vamos estar juntos. também é bom poder estar com a família, armar umas brincadeiras (daquelas parvas) com o irmão mais novo, apoiar o pai que tem estado meio adoentado e, já que a mãe está de férias, dar e receber aqueles mimos maternos que nos fazem falta principalmente quando estou longe...

venham de lá essas férias calmas e tranquilas!!! vou aproveitar. ah pois vou!!!

03 setembro 2009

boa dica

não sou frequentador assíduo, mas sou um fã inquestionável do Bairro Alto.

e por isso não podia deixar de fazer parte do Bairro Alto Fan Club.

quem gostar, adorar ou simplesmente passear por este bairro tão famoso e característico da cidade de Lisboa, não hesite. join the army!!!

02 setembro 2009

em manutenção

o Domingo de Manhã está em manutenção. não, não está previsto uma renovação de estilo ou uma alteração do conceito. o seu criador está, simplesmente, de férias. e por isso as escritas estão quase em stand-by. quase porque há sempre a possibilidade de escrever qualquer coisinha. mas não com a frequência habitual.

a gerência agradece (sempre quis dizer isto).