09 agosto 2007

A Volta passa à porta

Há quem não perceba como é que uma manifestação desportiva, como é o caso da Volta a Portugal em bicicleta, tenha uma etapa que termine em Beja e, no dia seguinte, o pelotão saia de Vila Viçosa rumo a Castelo Branco. É estranho, fica ali um fosso. Mas este não é caso único na prova rainha do ciclismo em Portugal. Depois de terem chegado à capital da Beira Baixa, os ciclistas rumaram a Idanha-a-Nova, onde era a partida da etapa seguinte. O final da terceira etapa foi em Gouveia, mas o início da quarta teve lugar na Guarda. Ou seja, quase não houve um dia em que a caravana chegasse a uma localidade e de lá partisse no dia seguinte. Este facto já levou gente a constatar: "Então mas isto assim não é bem uma volta ao país. E não é de facto. Tem esse nome, mas já aconteceu a prova limitar-se às zonas Norte e Centro do país.

De qualquer forma, este ano a Volta passou à porta de terras que me dizem muito. Logo no terceiro dia de prova, os ciclistas passaram pela Sintra do Alentejo, Castelo de Vide, e lá havia uma multidão à beira da estrada, nos parapeitos das janelas a apoiarem os resistentes das duas rodas. Hoje é a vez de Guimarães, a cidade berço, apadrinhar a passagem da volta, numa etapa que liga Felgueiras (será que as botijas de água serão azuis e terão o patrocínio da edilidade local?) a Fafe.

Na frente está Candido Barbosa, mas a malta está toda a apoiar o grande Glorioso!!! Ah, e como é óbvio, tenho uma simpatia especial pela equipa do Vitória!

Sem comentários: