07 abril 2010

quem diria...

ora bem. por onde é que hei-de começar? então não é que eu, que nunca tive formação em economia, é que  estava certo? perdoem-me a presunção, mas foi isso que concluí quando ouvi as notícias da manhã na Antena 1...

desde que se fala na crise que eu disse não perceber as medidas dos governos. se o problema foi criado pelo sistema financeiro, como é que se resolve o problema com a injecção de mais dinheiro para... conceder mais créditos?

pois parece que há um guru da economia suíço (não me perguntei o nome porque ainda estava meio a dormir e não memorizei) que defende que as medidas tomadas são erradas porque não resolvem o problema do sistema actual mas sim adiá-lo. como se não bastasse, acrescento eu, a sociedade deixou de dar valor ao trabalho. promove-se, isso sim, a produtividade, ou seja, muito trabalho (e bom de preferência) mas sem a devida compensação, seja com dinheiro ou com outras medidas. e depois é dado o tal nome bonito e pomposo de produtividade.

algo à parte. já repararam que os nossos líderes se fartam de falar em crescimento? mas não os oiço falar em desenvolvimento e muito menos em desenvolvimento sustentado (fazem-no apenas quando o assunto são as energias renováveis, talvez porque já se percebeu que é possível fazer dinheiro com isso).

e quando digo que já não se dá valor ao trabalho faço-o porque as empresas não podem baixar as margens de lucro porque os accionistas investiram e têm de receber compensações, retorno. os administradores são premiados e recebem boas maquias de dinheiro pela "boa" gestão. porque não dividir essas somas pelos trabalhadores? sabem uma coisa? gostava de ver esses administradores conseguirem gerir bem sem o empenho e a dedicação dos colaboradores da companhia.

mas enfim, isto aqui sou só eu a desabafar...

P.S. - Perdoem qualquer erro ou gralha, mas nem revi o texto. Foi escrito de rajada...

Sem comentários: