27 março 2008

afinal quem é o burro?

Este ano está a ser deveras negativo em termos futebolísticos. O meu Benfica é a desgraça que se vê. Eliminados da Taça da Liga, da Taça UEFA, da Liga dos Campeões, o campeonato também já lá vai e mesmo a Taça de Portugal, a ver vamos.

A selecção vai por caminho igual. De derrota em derrota... Resta-me ter esperança num grande Europeu, mas mesmo assim tenho tantas dúvidas.

Ontem tentei ver o jogo contra a Grécia, mas que desilusão. Foi tão grande que a determinada altura já me tinha rendido aos episódios dos Simpsons que dão diariamente na FOX.
Mais tarde não quis saber, sequer, qual tinha sido o resultado final. Tinha mais que fazer. Umas partidas de PES 2008 na PS3 contra o meu irmão são bem mais emocionantes do que o tédio crónico causado pelas exibições extenuantes, de tão aborrecidas que são, as exibições recentes da equipa das Quinas.

Do pouco que vi do jogo e do que li posteriormente, há coisas que não entendo. Já todos sabemos que Scolari é torto e teimoso. Romário, Baía e agora Quim são vítimas da sua teimosia. Mas será que ao dizer que só tem boas recordações dos jogos com a Grécia que vai motivar jogadores e todo o povo português. Que boas memórias temos nós desses dois jogos? Que me lembre, no primeiro confronto, no Estádio do Dragão, acabei a tarde triste e angustiado. Na final do Euro2004 então nem se fala. Não fosse o facto de no dia seguinte começar o estágio de final de curso e acho que tinha ficado de cama...

Mas não, para o Sr. Scolari tudo é bom, é positivo. Diz que mais uma vez fomos superiores. E depois? Ganhámos? Não! Voltámos a perder, como também já tinhamos levado três contra a Itália... Diziam o comentador da RTP, Hélder Conduto (grande relatador de bola) que Scolari vai ter muito trabalho pela frente no estágio em Viseu, antes do Euro2008. E se vai! Porque a avaliar pelas exibições dos últimos dois anos (lembram-se da miséria que foram os jogos contra a Arménia, Polónia, ou o último da qualificação contra a Finlândia?), não vamos muito longe. Não podemos conceber uma equipa a pensar num jogador apenas - leia-se Cristiano Ronaldo -, não podemos contar com um excelente meio campo criado por Mourinho e não por Scolari, como aconteceu em 2004. Não podemos pensar que somos os melhores do Mundo, porque temos compatriotas que precisavam de crescer muito para ombrear com estrelas de outras selecções.

Enfim, não quero ser pessimista, mas desculpem-me porque confiante não posso estar. Ou então o burro não é Scolari mas sim todos os que acabam os 90 minutos dos jogos da Selecção aborrecidos, tristes e preocupados, como eu!

Sem comentários: