20 dezembro 2007

aeroporto de lisboa é uma "smoking area"

Parece-me ridículo, absurdo e até insensato chamar de "smoking area" aos espaços que o Aeroporto de Lisboa tem destinados, especificamente, para todos aqueles que gostam de fumar um cigarro.

Digamos que essas zonas não passam de medidas de cosmética que pouco resultado têm. Colocar uma espécie de cilindros em várias zonas do aeroporto com uns cinzeiros não me parece uma medida capaz de limpar o ar. Faltam sistemas de ventilação que absorvam o mesmo, que não o deixem espalhar-se pelas alas desta infraestrutura de transportes aéreos. Defendo que, em nome da liberdade dos fumadores, não seja absolutamente proibido fumar nestes espaços. No entanto, para preservar a saúde dos que não fumam, devem ser criadas zonas específicas para tal. De facto, isso é o que acontece no Aeroporto de Lisboa, mas o trabalho não ficou completo.

Sem condutas potentes, que puxem o fumo, este dispersa-se pelos corredores, intoxicando o ambiente já de si saturado...

Parece-me que esta paranóia que se vive à volta do fumo e do tabaco é, de todo, desmesurada. Mas, como em tantas outras situações, cá no nosso canto limitamo-nos a aplicar uma máscara e dizer que estamos muito à frente, na vanguarda mesmo das políticas europeias ou que estamos, pelo menos, a acompanhar os restantes países europeus. Parece-me incorrecto dizermos que temos mão de obra qualificada quando no programa Novas Oportunidades é possível concluir o nono ano em 30 horas. Mas enfim, isso daria muitos parágrafos e não é para tal que me apeteceu escrever.

Ainda relativamente ao fumo nos aeroportos, também existem situações extremadas que me parecem inusitadas. Nos aeroportos franceses é, pura e simplesmente, proibido, sim, estão a ler bem, PROIBIDO fumar. Imaginemos. Somos fumadores, vimos da Africa do Sul, com um voo de dez horas e fazemos escala em Paris para, cinco horas mais tarde apanharmos outro avião para mais duas horas para Portugal. São quase 20 horas sem acender um cigarro. Cruel, no mínimo!

Sem comentários: