22 de Setembro de 2010
falta pouco para as quatro da tarde. vou no táxi. aterrei há pouco em Lisboa, proveniente de Nice. ligam-me para o telefone. o voo de amanhã para Nice, novamente, foi alterado. parece que há greve dos controladores aéreos em França e as companhias aéreas estão a cancelar algumas viagens. isto é-me familiar. já há alguns meses passei por algo semelhante. a caminho da Bélgica, estive cerca de duas horas preso no avião estacionado no aeroporto de Lisboa à espera de autorização para levantar voo e cruzar Portugal, Espanha e França (aqui está) até chegar à capital belga, Bruxelas.
mas adiante. dizem-me que afinal já não viajo às 15h20 mas às 20h45. fico a aguardar emissão de novo bilhete. durmo descansado.
23 de Setembro de 2010
na redacção recebo um mail com a confirmação de que o bilhete foi emitido e, por isso, está tudo dentro dos planos. à noite há viagem. saio mais cedo para ultimar umas arrumações na mala. não posso esquecer-me de nada. ligam-me novamente. apesar do voo estar previsto para as 20h45 é melhor chegar ao aeroporto às 18h45 para tratar de tudo com calma. com a história da greve é melhor prevenir, não vá o diabo tecê-las.
Lisboa está em plena hora de ponta. para não me atrasar saio com tempo. apanho um táxi. são 18h20 e chego ao terminal 1 do aeroporto da capital portuguesa. check-in feito em casa, falta despachar a bagagem. operação efectuada e encontro com os companheiros de viagem. raio-x ultrapassado. jantar.
nos monitores aparece, "voo TP 486 - info às 20h45". pois bem, já vai haver atrasos. mas pode ser coisa pouca, quero acreditar. enganei-me. só depois das 23h é aberto o embarque. espera no autocarro e, por fim, chegada ao Fokker 100 da Portugália, companhia do universo TAP.
passageiros sentados. esperamos. passado um bom punhado de minutos, o co-piloto informa que perdemos o slot de saída e aguardam informações. mais cinco minutos e... "voo cancelado." desilusão, frustração são os sentimentos partilhados por quem ainda tinha esperança de chegar a França durante a noite.
preparamo-nos para sair e, entretanto, um elemento da comitiva fala com a agência de viagens. por via das dúvidas, são reservados cinco lugares para o voo das 9h05. temos, no entanto, de confirmar tudo junto da operadora, em terra.
mais cinco minutos, volte-face. as razões de segurança que tinham sido invocadas para o cancelamento da viagem perdem força neste confronto de forças entre o vai e o não vai.
afinal parece que vamos mesmo voar. resultado. já passa bem da 1h da manhã do dia 24 quando os motores do Fokker 100 da Portugália são ligados.
neste momento são 2h15, 3h15 na hora local, e acabei de sobrevoar Madrid. ainda não sei o que me espera após a aterragem, se durmo poucas horas em Nice ou sigo directamente para San Remo, para o rali e ainda estendo os ossos no hotel em Itália.
isso fica para uma outra crónica... se ainda houver paciência!
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