31 março 2006

Jornalismo radiofónico... com poesia

Image Hosted by ImageShack.us
Fernando Alves. Nome para muitos desconhecido, para outros... uma referência no que há de melhor no jornalismo português. De segunda a sexta, pouco antes das nove horas, a sua voz flui através das ondas hertzianas, a partir da rádio que lhe abre a janela, a TSF. Sinais é o nome do programa, e que programa! As palavras do jornalista espalham-se suavemente em sintonia com o tempo que faz de manhã. Não importa se faz sol ou se faz chuva. Até se pode abordar a mais complexa questão da actualidade, mas os assuntos são falados e comentados de uma forma poética.

Se há lugar onde o Português enquanto língua não sai envergonhado é nas crónicas diárias de Fernando Alves.

O jornalista partilha com o ouvinte o seu ponto de vista acerca de um tema que é, em regra, actual. Mas são raras as vezes em que ouvimos nomes que fazem a rotina dos média nacionais generalistas. São poucas as vezes que Sócrates, Mendes, Jerónimo, Louçã ou Ribeiro e Castro têm espaço naqueles minutos de magia que me acompanham durante o caminho para o jornal. Os Sinais de Fernando Alves saem das colunas do carro e entram nos ouvidos com lucidez e tranquilidade. O jornalista alerta-nos para realidades diferentes, que poucas vezes têm espaço nos espaços informativos. e nós, enquanto cidadãos, mais ou menos conscientes, ficamos melhor informados, com a certeza que, dia-após-dia, podemos fazer mais para que o estado das coisas mudem.

Já houve programas que me marcaram mais do que outros, como seria de esperar... Mas todos me transmitem, por um lado, a calma da voz do locutor, e, por outro, um alerta para situações que nos rodeiam, que são vividas, verdadeiros acontecimentos, notícias puras que por vezes nem chegam a cair no esquecimento... porque nem foram sequer lembradas.


Obrigado Fernando

Sem comentários: