11 junho 2012

televisão low cost

os três canais de informação passam os serões com programas dedicados ao Euro. as televisões generalistas e em sinal aberto só falam do Euro. mas não passam disso. quando foi necessário abrirem os cordões à bolsa e investirem nos direitos para transmitirem os jogos, assobiaram para o lado e limitaram-se a ficar com as partidas da Selecção mais algumas entre outras formações nacionais.

e fiquemos por aqui. é uma espécie de televisão preguiçosa e low cost. passam o tempo a relatar e a reportar futilidades. felizmente, o rácio melhorou e, com o início da competição, começaram a dar mais atenção ao jogo da bola propriamente dito. ainda assim, limitam-se a falar e não a mostrar.

mandam jornalistas para a Polónia e a Ucrânia, enchem os estúdios de comentadores. está feito. foi uma excelente forma de dar emprego, ainda que por umas semanas, a treinadores e ex-jogadores sem trabalho.

mas será que é só no futebol que isto acontece? infelizmente não. a Síria está praticamente em estado de guerra civil. as implicações a nível internacional são imensas. o que faz a maioria dos OCS nacionais? não manda jornalistas para fazerem a cobertura. arranja especialistas nacionais que comentem a partir do estúdio. mais cómodo, mais barato, mas não necessariamente melhor para informar as pessoas.

e por aí adiante. bem sei que vivemos uma época em que as dificuldades financeiras são gerais e os meios de comunicação social não são alheios à crise que se vive. mas, depois, vemos estes absurdos com não sei quantas mil equipas a acompanharem os jogadores de Portugal para todo o lado (sem que isso represente valor informativo) mas muitos jogos não passam em canal aberto...

é o que temos...

Sem comentários: