04 junho 2012

critérios senhor, são critérios

estou fartinho de ver imagens do autocarro da Selecção em andamento (valor informativo nulo), da partida do avião que levou a equipa nacional para a Polónia (valor informativo nulo) ou aquelas pseudo-reportagens dos bastidores da formação das quinas no estágio que não servem para mais nada do que fazer dos jornalistas que as fazem amiguinhos das estrelas da bola e não passam de voeyurismo puro.
mas adiante. vivemos um tempo em que estamos em crise. não há dinheiro para nada. no jornalismo, tal argumento serve para duas coisas: despedir jornalistas e impedi-los de fazerem o seu trabalho, ou seja, reportagens, procurarem notícias, etc. pois parece que lá fora as coisas são um bocadinho diferentes. a julgar pelas reportagens de alguns dos nossos jornalistas desportivos, a Selecção portuguesa tem sido alvo da atenção de inúmeros meios de comunicação internacionais. também por isso, a sala de imprensa no estágio da equipa lusa na Polónia vai ser enorme. todos fazem o trabalho de casa e, apesar da crise mando jornalistas para verem como as outras equipas estão a trabalhar.
nós, por cá, estamos limitados a dizer os resultados das equipas com as quais a Selecção vai jogar (Alemanha, Holanda e Dinamarca) e a dar as reportagens dos bastidores, tão ricas em informação. como jogam os adversários, quem são os seus jogadores, que tipo de preparação fazem, isso não interessa para nada.
a cobertura de um grande evento desportivo resume-se, por isso, a acompanhar as futilidades. tal como acontece na maioria dos acontecimentos políticos. e, infelizmente, parte da culpa é do jornalismo que se pratica...

actualização às 21h26: depois de ter escrito este texto pude ver que a TVI acompanhou a viagem do avião da Selecção através de uma daquelas aplicações para tablets que nos dão os percursos dos aviões. a SIC optou por transmitir a aterragem desse mesmo avião e o jornalista fez uma espécie de relato como se de um jogo de futebol se tratasse. tudo informação importante... ou não.

Sem comentários: