07 maio 2012

um programa sobre comida que é um documentário social e um retrato de uma cidade e de um país

Anthony Bourdain tem aquele estilo meio rock & roll, meio desleixado e anda pelo mundo fora a fazer televisão. mas é uma televisão muito própria. porque o chef norte-americano adora comer e beber. e o que ele faz nos seus programas, na conceituada e premiada série "No reservations" (Sem Reservas - passa na SIC Radical) é isso: come e bebe.


mas cada episódio é muito mais do que um simples programa sobre comida. é muito mais do que isso. como Daniel Oliveira já escreveu no Expresso, "Anthony Bourdain tem um programa sobre comida. Ou seja, Anthony Bourdain tem um programa sobre a vida".


na televisão nacional, como infelizmente a política é comprar programas dos anos anteriores (calculo que sejam mais baratos), ainda só podemos ver o temporada 7. mas na oitava, Bourdain vem a Portugal pela terceira vez. desta feita, pára em Lisboa.


que programa... Bourdain mostra o que de bom se faz no fogão mas não se fica por aí. entre uma pata de caranguejo, uma guitarrada dos Dead Combo, o pensamento de António Lobo Antunes ou uma piada de José Diogo Quintela, o chef norte-americano mostra o que é Portugal no início do século, os dilemas económicos, as regras (algumas delas absurdas) que chegam de Bruxelas e com as quais todos temos de viver, as conservas, as bifanas ou um mercado tradicional.


não sei quando vamos poder ver este documento, que envergonha muitos trabalhos de informação sobre Portugal, na televisão. mas por via das dúvidas, e mesmo sem legendas, vale a pena ver...





Sem comentários: