26 janeiro 2011

será que não percebem?

é impressão minha ou ninguém está a perceber ao certo o que se está a passar no Magrebe e no Médio Oriente? o povo insurge-se. está farto de ser explorado. a liberdade apregoada no século XX não chegou a muitos sítios. as pessoas vivem mal. são mal pagas. olham à volta e o que vêem? corrupção, interesseiros, oportunistas!

todos os dias abro o Google Reader e basta ver dois ou três jornais para perceber que algo muito sério se está a passar. na Tunísia, no Egipto, na Argélia e em tantos outros países. imolações, suicídios, manifestações! a polícia reprime, ditadores fogem, remodelam-se governos que ficam iguais ou ligeiramente diferentes. não chega. é preciso invocar um novo sistema, um novo paradigma de sociedade.

confortáveis na UE, quem nos lidera pensa que aqui (leia-se Europa e não Portugal) tudo é controlável. por agora sim. o sistema foi bem feito. sugere-se a democracia. dividem-se as classes. estudantes protestam em Itália e no Reino Unido por causa do aumento das propinas? ninguém quer saber, é problema de quem é prejudicado. professores atacados? que se lixem. "esses gajos ganham bem e não fazem nada", oiço nos cafés. horas extraordinárias cortadas? "azar. eu também não recebo. não são mais do que eu." é este o cenário actual.

mas e se tudo mudar? se a solidariedade e o espírito de justiça ganharem força na sociedade? se as classes se juntarem? pois quem tem feito merda, quem se tem aproveitado da liberdade para se encher que se prepare... porque isto pode dar para o torto!

1 comentário:

Namaste disse...

Gostei bastante deste texto mesmo que transmita uma realidade tão dura e cada vez mais próxima. loveyou*