30 junho 2009

já valeu a pena gastar o dinheiro

não tenho a mínima dúvida que basta uma música para justificar os quatro euros que gastei em mais uma edição da iniciativa "Novos Talentos Fnac 2009". para além da questão solidária, pois as receitas servirão para financiar um projecto contra a info exclusão da Fnac e da AMI, o música de Samuel Úria é fabulosa.

já na Radar, por uma ocasião, a tinha ouvido e chamou-me a atenção. quando pus o segundo CD desta colectânea a correr surpreendi-me a mim mesmo com a simplicidade de Teimoso, a segunda faixa do álbum, de Samuel Úria.

28 junho 2009

OLÁ BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)

e porque as amarguras são sempre demais, por poucas que sejam, grito e dou os bons dias a todos, com o peito bem cheio de alegria e contentamento!

o que uma boa noite de sono nos faz! sinto-me o Super-Homem!

fiquem com a positividade desta banda bem tuga, bem ritmada, os OqueStrada!

perdão

o Domingo de Manhã não tem andado nada positivo. o meu pedido, formal, de perdão. mas, acreditem, optimista por natureza, atravesso uma das fases mais desmotivadoras da minha, ainda, curta vida.

dias melhores virão. disso não tenho dúvidas. agora está na hora de me colocar na horizontal e descansar.

27 junho 2009

por melhores condições

a decisão está tomada há mais de uma semana. desta vez, as pretensões da empresa não avançarão facilmente. depois de muito pensar, não me considero nenhum fiel seguidor de qualquer tipo de religião ou seita, não sou nenhuma ovelha que segue o pastor sem nunca questionar as opções de quem manda.

mas como por vezes é preciso dizer basta. nesta situação, em que a empresa propõe a redução dos ordenados dos trabalhadores não posso assinar qualquer tipo de proposta de acordo interno. não pode ser. a lei tem mecanismos que prevêem esta situação. porque não recorrermos aos mecanismos legais? sinceramente, cheira-me a esturro. e como não podem ser sempre os mesmos a comer e calar, ou seja, os trabalhadores, é necessário, quanto mais não seja, questionar, indagar o porquê desta decisão e não de outra por parte de quem manda.

sou o primeiro a fazer o que for preciso para a empresa onde trabalho viver com muita saúde, mas, sinceramente, não acredito que desta vez tenhamos de começar por recorrer a uma medida drástica, muito difícil, principalmente para aqueles que, apesar de serem os principais motores da companhia (sim, não me vão dizer que se só houvesse directores os produtos viam a luz do dia), são os que piores condições têm.

basta! está na hora de haver mais justiça!

25 junho 2009

fui ali e já vim

os quase 1500 quilómetros que percorri, de carro, entre a última quinta-feira e o passado domingo já receberam reforços.

quase como quem sai de casa depois de jantar para ir beber café, hoje fui à zona de Mondim de Basto e já regressei. foram quase 900 kms, só para abrir os olhos, ou melhor, para os fechar, porque o cansaço é tremendo...

depois de uma jornada destas, com reportagem pelo meio, sabe bem chegar a casa e ter de me armar em dona de casa... ou não! mas tinha de ser. a roupa já está a lavar e a loiça a secar.

estou quase em paz. falta apenas fazer a mala. amanhã é dia de ir para a terra. FINALMENTE!!! mal atravesse a ponte desligo. podem apostar. só já volto ao mundo dos vivos na próxima segunda-feira. ah, pois é!

23 junho 2009

revolta

poucos imaginam a revolta que me assola a alma. depois de todos os esforços feitos em nome de um bem comum, é muito ingrato perceber que, nas horas difíceis, somos os primeiros a sofrer as piores consequências. e não me venham com os argumentos de que vai ser para todos. é aos mais pequenos, à raia miúda, que custa mais!

nunca mais caramba

comercializado desde a passada semana, o novo iPhone 3G S já atingiu um milhão de vendas. e aqui neste nosso cantinho ainda não chegou. eu espero. que remédio!!!

Image Hosted by ImageShack.us

novo interesse no bernabeu

posso garantir que estive no Estádio Santiago Bernabeu no dia seguinte à confirmação, por parte do Manchester United, que o Real Madrid iria pagar a cláusula de rescisão para levar Cristiano Ronaldo para Madrid.

fui à loja da equipa espanhola e ainda não havia camisolas da estrela portuguesa. foram racionais, afinal, o jogador ainda não assinou, nem está definido qual o número que usará. parece-me complicado que fique com o 7 de Raul. e, como tal, nem houve tentação de gastar dinheiro, mesmo se lá estivesse o 3 de Pepe. mas o interesse era nulo. ainda se fosse a camisola do Simão no Atletico Madrid? afinal, este ainda jogou no grande Glorioso!!!

Image Hosted by ImageShack.us

sempre a abrir

os últimos tempos têm sido qualquer coisa de alucinante. descansar? nem nas férias... :) semanas de trabalho, que colam com fins-de-semana cheios de afazeres profissionais, têm sido o pão nosso de cada dia. já não abro o livro que estou a ler, Gomorra, há mais de três semanas. vergonhoso, eu sei, mas não tem dado, não há tempo para nada.

e agora, sempre que estou em casa, ele é sopa, ele é pratos para o almoço, ele é lavagem de roupa. tudo programas interessantíssimos!

depois, bem, depois é o stress, a ansiedade criados pela instabilidade que se vive na empresa. primeiro não houve qualquer aumento, mas tudo bem. a seguir veio a notícia de um despedimento colectivo que afectou sete pessoas. agora querem tirar-nos 10 por cento do ordenado durante seis meses. se a companhia estiver em dificuldades, bem, então aceito isso e compreendo. mas não sabemos se tal acontece, de facto. para além disso, há uma postura de pouca informação e arrogância por parte da administração. pressão é coisa que não tem faltado. todos os dias surgem notícias que nos deixam ainda mais de pé atrás. as pessoas não sabem o que fazer. têm medo. pensam na casa que estão a pagar, nos filhos que têm de criar, na comida que precisam de comprar.

mas tudo me cheira muito mal. não percebo porquê esta forma de estar. os empregados não são inimigos. julgo que todos nós queremos a prosperidade da empresa. mas também queremos ser abrangidos quando as coisas correm bem e não só quando é preciso reduzir despesas. porque se for para isso, então não contem comigo! perdoem-me, mas não!

enquanto as coisas não se resolvem, resta-me continuar a trabalhar e tentar aproveitar os tempos livres. por isso, no próximo fim-de-semana venham de lá as sardinhas e mantenham o tempo quente que eu quero passar o sábado na piscina!

21 junho 2009

as noites com os amigos

os últimos dias têm sido ricos em situações nas quais revivo coisas boas da vida. a noite de hoje, por exemplo, foi passada ao ar livre, sob o céu estrelado, no meio da serra, em casa de amigos, com instrumentos à volta, boas conversas e um Beirão para acompanhar.

são momentos especiais, estes. sabe tão bem. infelizmente, os ritmos já não são os mesmos dos que tínhamos quando nos limitávamos a estudar. agora, é difícil chegar ao sábado à noite e todos estarem suficientemente despertos para grandes noitadas. a rotina muito própria de cada um, os trabalhos, tudo isso contribui para estes desencontros de espírito. mas, ainda assim, são experiências únicas, mesmo que terminem à 1h da manhã e não às 4h ou às 5h.

este calor

quando está quente, neste meu Alentejo faz mesmo calor... daquele sufocante.

detesto estar a suar constantemente, com tamanha abundância que é impossível não sentir as gotas escorrerem pela testa sem constrangimentos, pois o cabelo não é muito.

mas eu adoro este calor. vivo momentos de dejá vu constantes. relembro, com intensidade, períodos da infância/adolescência em que para dormir chegávamos a ter de colocar um colchão na varanda para poder, com a leve brisa (se houvesse, e mesmo quando havia às vezes era quente) a contribuir para que o sono chegasse mesmo.

também gosto de ver imensa gente na rua durante a noite e as ruas, com as casas pintadas de cal branca (que me transmite uma sensação de luz e, ao mesmo tempo, de frescura), desertas sob a torrina do sol a meio da tarde...

adoro o Alentejo, sempre!

18 junho 2009

muitas emoções fortes

adrenalina, muita, aos quilos, aos litros ou seja lá de que forma podemos quantificar este fenómeno químico.

em pleno circuito de Portimão, estive na inauguração da escola de pilotagem que lá foi criada. com professores de luxo, como Pedro Lamy ou Tiago Monteiro, passei a tarde a fazer exercícios onde alguns limites são explorados... e tudo ao volante de carritos como o BMW M3, o Porsche Cayman S, o Porsche 911. enfim, coisa pouca!

e como se não bastasse, ainda pudemos andar no circuito, primeiro ao lado (duas voltas) e depois ao volante (três voltas), onde aprendemos noções de trajectória, comportamento do carro e outros aspectos. espectacular meus senhores. no final, ainda fizemos uma simulação de corrida, com os pilotos a guiar, como é natural. no M3, muito instável e raivoso face aos mais eficazes, precisos e pragmáticos Porsche, José Monroy não se poupou em atravessadelas e algumas manobras bem arrojadas para contentamento deste meu coração.

e, já com a acção terminada, cometi a loucura do dia. sentar-me no lugar do pendura de uma CBR 1000 com Miguel Praia, piloto do Mundial de Superbikes ao volante, prometia. alguns dos presentes apoiaram-me, outros prezaram-me a coragem. foram duas voltas ao fabuloso Autódromo Internacional do Algarve. acho que poucas vezes fiz tanto força nos braços para me segurar. porque se ver o asfalto ali tão perto nas curvas não assusta, a conversa já é diferente quando falamos de travagens e aceleração. ah, e entrar na recta da meta e fazer cerca de metade em cavalo é alucinante. e mais não digo!!!

15 junho 2009

as aventuras de uma simples carteira

e foi já bem no final de umas maravilhosas férias que uma situação algo caricata lançou o stress... tinha acabado de deixar a Paixão no comboio. infelizmente, depois de alguns dias juntos, tínhamos de nos separar para mais uma semana de trabalho.

depois do comboio arrancar passou um minuto, não mais. o telemóvel toca, era a Paixão. "fiquei com a tua carteira..."

pânico! qual a estação seguinte? "é esta e outra", disse-me a Paixão...

mas já não cheguei a tempo a nenhuma delas, mesmo a acelerar... então lá continuei a viagem a abrir, por uma estrada de fazer inveja a muitas serpentes, tal o número de curvas bem apertadas. entretanto, e como a configuração do troço não permitia recuperar terreno face ao comboio, a Paixão pediu ao revisor que deixasse a carteira numa estação. a boa fé e confiança dos funcionários da CP, bem como a sua simpatia, foram extremas e lá recuperei a carteira, depois de inúmeros quilómetros ilegal, sem um único documento.

felizmente não me deparei com uma única operação stop.

depois disso, e com o batimento cardíaco bem mais lento regressei à auto-estrada rumo à cidade onde trabalho. que aventura!

14 junho 2009

madrid me mata, no? si!!!

de volta a Portugal, depois de três dias de férias na capital espanhola. fabuloso, extraordinário...

Madrid é algo magnânimo... percebe-se perfeitamente que, durante um certo período da História mundial, teve um poder enorme!!! o império territorial dos espanhóis, a par dos portugueses, não pode ser escamoteado. basta passear pelas ruas da capital do país vizinho para o percebermos.

se, porventura, tiver vontade, voltarei a falar sobre esta curta mas intensa e muito quente viagem...

04 junho 2009

que eleições, afinal, são estas?

alguém me ajude, por favor, porque eu estou muito confuso. ainda não consegui perceber, a poucos dias do acto eleitoral, que eleições são estas.

oficialmente, servem para eleger os representantes nacionais no Parlamento Europeu, certo? mas pelo que vejo, há enormes contradições entre a versão oficial e o que realmente se passa no terreno.

supostamente, penso eu (mas se calhar estou enganado), deveríamos ver os candidatos falarem de políticas, de ideias, de concepções relativas à Europa. ou seja, deveríamos ver quem se candidata explicar o que defende para a União Europeia, qual a sua concepção, se é federalista, se acha que a independência e autonomia dos Estados são intocáveis. deveríamos saber o que defendem para a Economia, Educação, Saúde, etc., etc., etc. Tudo numa perspectiva global, europeia!

mas em vez disso, o que vemos são acusações avulsas, politiquices e briguinhas entre pessoas que já deviam ter juízo. mais grave, nem falam de Europa quando fazem isto. porque se ainda as acusações fossem num contexto europeu eu ainda dava de borla. mas não. assim, os do CDS pedem a demissão do presidente do Banco de Portugal (ainda se fosse o do Banco Central Europeu...). o PSD ataca Vital Moreira e, quando não o faz, apresenta propostas que, depois, vêm outros actores dizerem que, afinal, isso já existe. agora, mais recentemente, foi o candidato do PS que exigiu aos do PSD a assumpção de responsabilidades no caso BPN...

como comum cidadão sinto-me defraudado. era o mesmo que Benfica e Porto fossem à final da Liga dos Campeões e depois só falassem da Taça de Portugal. assim, não há pedido do Presidente da República que valha para as pessoas irem votar. porque assim, nem precisa de estar um dia excelente para a praia. nem é preciso haver feriados à porta para umas mini-férias. até podem chover canivetes. que as pessoas não vão votar na mesma.

depois, volta tudo ao mesmo. ninguém assume a responsabilidade da abstenção. são os políticos que têm grande parte. porque como diz o povo, "são todos iguais", ouvia-se ontem no mercado de Algés, aquando de uma visita da candidata da CDU àquele espaço. e mesmo que esta se apressasse a dizer que não, o que é certo é que as pessoas não ficaram convencidas...

02 junho 2009

o escape da bola

os problemas no trabalho não dão tréguas. o ambiente é cada vez pior e a vontade de estar naquele sítio é cada vez menor. não dia nenhum em que não pense, por diversas vezes, o quão saturado me sinto! às vezes apetece gritar basta!

pois bem! nestas alturas procuramos, ainda mais, formas de escape. os fins-de-semana são vividos quase em exclusivo numa dimensão à parte, quase como se estivesse num filme de ficção científica, ou num episódio das saudosas tartarugas ninja.

outra das formas que encontrei para fugir a estes sentimentos negativos foi regressar ao activo e fazer umas jogatanas de bola, umas "peladinhas", como a malta diz na gíria...

e durante esse período em que corro, remato, estico-me todo e suo, a mente liberta-se do dia-a-dia e descansa! é libertador jogar futebol!!!

malabarismo em quatro rodas

Ken Block já por aqui passou, mas como novo vídeo tinha de regressar. não é só a perícia do piloto norte-americano. é também a excelente obra vídeo, o espectacular trabalho de edição de todo o filme!



ATENÇÃO: o objectivo não é fazer publicidade à marca que mandou produzir este filme.

o mote para a vitória final do barcelona

Pep Guardiola mostrou um vídeo durante a palestra que deu antes da final da Liga dos Campeões contra o Manchester United. a reportagem de um canal catalão mostra-o, agora, ao grande público. vejam como o técnico espanhol criou aquelas energia e forças suplementares dos jogadores que triunfaram, sem mácula, por 2-0.

grande e excelente notícia... com arctic monkeys

segundo o site da revista Blitz, os Arctic Monkeys vão lançar o seu terceiro álbum de originais já no próximo mês de Agosto. excelente prenda para o Verão, diria eu, ou já não era sem tempo, acrescentaria ainda.

infelizmente, teremos de esperar quase até ao final do mês em que Lisboa está deserta para o adquirirmos. o lançamento está previsto para dia 24 e a banda diz que já só falta a capa e o título.

o anúncio foi feito pela banda no seu myspace. recorde-se que o sucessor de Favourite Worst Nightmare foi gravado nos EUA e produzido por Josh Homme, dos QOTSA, e Hames Ford.

certo, certo é o alinhamento do disco - que sairá em CD, em formato para download digital e em vinil - já tem alinhamento:

1. My Propeller
2. Crying Lightning
3. Dangerous Animals
4. Secret Door
5. Potion Approaching
6. Fire And The Thud
7. Cornerstone
8. Dance Little Liar
9. Pretty Visitors
10. The Jeweller's Hands

e como ainda não há videos das novas músicas, fica aqui um do último trabalho de originais do quarteto de Sheffield.