04 junho 2009

que eleições, afinal, são estas?

alguém me ajude, por favor, porque eu estou muito confuso. ainda não consegui perceber, a poucos dias do acto eleitoral, que eleições são estas.

oficialmente, servem para eleger os representantes nacionais no Parlamento Europeu, certo? mas pelo que vejo, há enormes contradições entre a versão oficial e o que realmente se passa no terreno.

supostamente, penso eu (mas se calhar estou enganado), deveríamos ver os candidatos falarem de políticas, de ideias, de concepções relativas à Europa. ou seja, deveríamos ver quem se candidata explicar o que defende para a União Europeia, qual a sua concepção, se é federalista, se acha que a independência e autonomia dos Estados são intocáveis. deveríamos saber o que defendem para a Economia, Educação, Saúde, etc., etc., etc. Tudo numa perspectiva global, europeia!

mas em vez disso, o que vemos são acusações avulsas, politiquices e briguinhas entre pessoas que já deviam ter juízo. mais grave, nem falam de Europa quando fazem isto. porque se ainda as acusações fossem num contexto europeu eu ainda dava de borla. mas não. assim, os do CDS pedem a demissão do presidente do Banco de Portugal (ainda se fosse o do Banco Central Europeu...). o PSD ataca Vital Moreira e, quando não o faz, apresenta propostas que, depois, vêm outros actores dizerem que, afinal, isso já existe. agora, mais recentemente, foi o candidato do PS que exigiu aos do PSD a assumpção de responsabilidades no caso BPN...

como comum cidadão sinto-me defraudado. era o mesmo que Benfica e Porto fossem à final da Liga dos Campeões e depois só falassem da Taça de Portugal. assim, não há pedido do Presidente da República que valha para as pessoas irem votar. porque assim, nem precisa de estar um dia excelente para a praia. nem é preciso haver feriados à porta para umas mini-férias. até podem chover canivetes. que as pessoas não vão votar na mesma.

depois, volta tudo ao mesmo. ninguém assume a responsabilidade da abstenção. são os políticos que têm grande parte. porque como diz o povo, "são todos iguais", ouvia-se ontem no mercado de Algés, aquando de uma visita da candidata da CDU àquele espaço. e mesmo que esta se apressasse a dizer que não, o que é certo é que as pessoas não ficaram convencidas...

Sem comentários: