27 dezembro 2009

a minha experiência com a gripe A

ando doente desde a véspera de Natal. tosse, dores de corpo, febre... enfim, todos aqueles habituais de uma normalíssima gripe. entre anti-inflamatórios, anti-piréticos e medicamentos para a tosse e afins, passei o dia de Natal, ontem e hoje. com a temperatura aparentemente controlada, hoje não aguentava a tosseirada que para aqui se fazia notar. linha de saúde 24. foi o primeiro passo. prestáveis e com sentido profissional, os técnicos deste serviço telefónico acabaram por não ajudar muito. por isso, segundo passo: centro de saúde.

lá chegado, cumpri o protocolo com rigor. coloquei a tão afamada máscara que nos dá um ar ainda mais doente, de quem vive uma situação daquelas que só vemos nos filmes, com ameaças à saúde pública gravíssimas! talvez a gripe A seja uma delas, não sei...

completada a burocracia, a médica de serviço observou-me e auscultou-me. não seria nada que não passasse com um anti-tússico. mas quando contei quer a expectoração matinal tinha saído rosada fui bombardeado com um olhar preocupado e, afinal, o que seria uma prescrição simples para ir aviar à farmácia passou a uma ordem imediata para ir directamente para o hospital fazer raio-x.

lá chegado, nova burocracia, nova médica e nova observação... sempre com a máscara obrigatória! veredicto? ainda é cedo. primeiro fiz aerossol para diminuir a tosse e, depois, análises de sangue e raio-x. tudo normal e rápido, apesar de alguma frieza (quase a roçar a antipatia) de alguns auxiliares. acreditem, há alguns que não têm sensibilidade nenhuma. enfim, adiante!

a espera pelos resultados é entediante e, quando chegam os resultados, um alívio. nem gripe A, nem sequer gripe. então o que é? não sei, qualquer coisa que exige antibiótico, corticóides e outras coisas esquisitas. agora é ficar em casa a recuperar e esperar que fique bom depressa... bem depressa mas acima de tudo bom! porque no final da semana há uma passagem de ano para festejar e porque se não passar tenho de fazer o teste da tuberculose... e isso deixa-me um bocado assustado!

Sem comentários: