23 março 2009

iguarias

este fim-de-semana foi divinal, gastronomicamente falando, pois está claro.

na sexta-feira fui comer uma sopa de peixe do rio absolutamente divinal. na aldeia do Arneiro, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, há a casa de pasto "O Túlio" onde este prato assume proporções de maravilha do mundo. de fora, parece que vamos entrar num simples café de aldeia, numa tasca. o balcão com o velhote pronto a servir copos de tipo, num ambiente suficientemente escuro para que as temperaturas se mantenham sempre baixas, mesmo no Verão. subimos umas escadas e parece que estamos a entrar na casa de alguém. perdidos, lá somos encaminhados para a sala. o pão e as azeitonas dão início ao banquete. o peixe (sempre do rio) frito como entrada só aguça o apetite, até que uma malga de sopa chega à mesa. as ovas deixam-me de pé atrás. pura estupidez. é absolutamente delicioso. o peixe chega numa travessa à parte...

duas doses que chegam para quatro pessoas. não tenham dúvidas. eu próprio experimentei. éramos dois, comemos tudo, e depois quase não nos mexíamos. mas era tão bom! delicioso! divinal!

para repetir, rapidamente. ah, mas da próxima vez com um passeio pelo Tejo.

ontem, domingo, o prazer à mesa continuou, mas desta feita pela cozinha do pai. o homem é um cozinheiro e tanto. isso eu asseguro!

deliciem-se com a ementa. uma maravilhosa sopa de tomate para começar e um arroz de cabidela para rematar. e só de pensar que há duas caixas no congelador para me deliciar num qualquer dia destes...

Sem comentários: