escrevo porque quero, escrevo porque me apetece, escrevo porque sim... e não tem de ser ao domingo de manhã!
29 janeiro 2009
eu...
1. homem ou mulher? pára de olhar para mim
2. descreve-te: homens de princípios
3. o que pensam de mim? chaga
4. como descreves o teu último relacionamento? mata-me outra vez
5. descreve o estado actual da tua relação: capitão romance
6. onde querias estar agora? nuvem
7. o que pensas do amor? o amor é isto
8. como é a tua vida? punk moda funk
9. o que pedirias se pudesses ter só um desejo? 1beijo=1000
resta-me, agora, lançar o desafio ao entre céu e mar, ao para descomprimir, ao limão meio limão, ao todo o carnaval tem seu fim e ao domingo à tarde.
28 janeiro 2009
ainda o domingo
ele há mesmo coisas... inexplicáveis, vá!
dizia-me a autora: "ou somos os dois muito pouco originais ou somos muito espertos."
nem sei que diga. talvez afirme que das duas, três.
domingo completo
o domingo à tarde está online e é actualizado a todo o vapor (sim, porque nestas andanças do espaço virtual há saudosistas que continuam a adoptar velhas técnicas para marcarem o seu espaço. mas que raio estou eu para aqui a divagar?... risquem esta última parte, por favor).
e não é que a autora deste blogue passa boa parte do seu dia ali no primeiro andar? ele há coisas!
excertos
como maionese e muito sal
bebo coca cola e não faz mal
oh céu faz chuva em mim..."
os doismileoito não querem aparecer nas novelas a tocar, mas se a música deles se espalhar dessa forma não têm qualquer problema. Em Km 0, JP Simões aprova e diz: "Parece-me justo."
chegou o EP dos doismileoito
Dia 2 de Fevereiro sai o álbum! Assim sendo, segunda-feira é dia de ir à FNAC.
importante para a presidência

nota: O Twitter é uma espécie de comunidade baseada em actualizações, por parte dos utilizadores, com breves mensagens (limitadas a 140 caracteres). ainda não domino a mecânica por completo, mas tem o seu quê de interessante!
que rica ideia a minha
nestes dias de instabilidade meteorológica foi uma ideia excepcional, brilhante... ou não! e como se não bastasse, ontem de manhã ainda fui ver se já estava tudo seco. com a humidade nocturna, escusado será dizer que a roupa teve de ficar no estendal. e como ao final do dia me esqueci que tinha a dita cuja à mercê cruel das condições climatéricas, foi com irritação que hoje acordei e percebi que a chuva tinha estragado, por completo, um trabalho intenso com mais de 24 horas…
27 janeiro 2009
trânsito cortado
Definitivamente, estou muito mal habituado! Há bastante tempo que me esqueci do que é ficar retido num qualquer lugar porque os acessos estão cortados ou ter de levantar mais cedo 20 minutos para descongelar os vidros do carro.
No outro dia, em casa dos pais, uma trovoada “roubou” a luz por algum tempo, meia hora, talvez. Não foi o pânico, mas quase! Sentimo-nos perdidos, sem saber o que fazer. A televisão não funciona, o computador também não e todos os “gadgets” que não tenham bateria ficam encostados. Sorte ser de dia, senão nem um livro podemos ler a não ser com uma vela acesa.
Pois bem, apesar de mal habituado, ontem, quando via o telejornal apercebi-me que posso experienciar algo do género. Na viagem para norte programada para o fim-de-semana há que ter em conta as condições meteorológicas adversas. Assim sendo, não vale a pena combinar jantar pois arriscamo-nos a chegar atrasados. É melhor prevenir e não assumir responsabilidades, compromissos. Chegamos quando chegarmos, porque dentro daquele carro cumpre-se as regras e se houver uma estrada cortada não me vou armar em aventureiro e correr o risco de, 500 metros depois, não andar nem para a frente nem para trás. Tenho dito!
parabéns
Oficialmente no Domingo de Manhã, venho, por este meio, desejar um aniversário muito feliz à Paixão!
Neste dia especial em que fazes aninhos aproveito para dar um beijo grande e fazer votos de muitos e excelentes aniversários... sempre comigo por perto!
E apesar de a prenda deste ano não ser a tão desejada viagem a Nova Iorque, fica um postal festivo da ponte de Brooklin para renovar a vontade da tão desejada visita que vamos concretizar!
Amo-te!
23 janeiro 2009
já vêm tarde
Os Killers vêm, finalmente, a Portugal. Esta grande banda que tantos portugueses anseiam ver ao vivo, eu incluído, têm concerto marcado para dia 18 de Julho, no Estádio do Restelo, por ocasião do Superbock Super Rock.
Pois, infelizmente, chegam tarde. Gosto imenso das músicas dos álbuns anteriores, mas o single do mais recente só me dá vontade de... nem sei, mas de os ver ao vivo não é de certeza!
22 janeiro 2009
atrasado... mas válido!
Sim, a eleição dos melhores álbuns, internacionais e nacionais, do ano na Blitz já foi há uns tempos. Mas não podia deixar de dar os parabéns ao grande Manel Cruz! És mesmo grande! É com naturalidade que vejo o teu primeiro projecto a solo, se é que lhe podemos chamar assim, no primeiro lugar.
Votações, galardões, prémios e afins têm sempre o seu quê de subjectividade... Mas desta vez é inteiramente merecido!
Bem à moda do Porto: És o mAior!
20 janeiro 2009
à boleia no aeroporto
E se por acaso eu entrar numa manga qualquer e pedir ao comandante do aviao para me dar uma boleia? Isto de ter de esperar pelo voo que so parte as 19h50 locais nao é nada simpático... Mesmo se temos a sorte de viajar em executiva (espanto meu!!!) e, como tal, temos acesso ao lounge (Sim, aquelas coisas que só alguns têm direito)
Nota: O texto nao tem alguma acentuacao nem cedilhas porque estu a escrever num teclado de um computador espanhol.
sob o sol valenciano
Enquanto assisto à apresentação da nova arma da BMW para o campeonato do Mundo de Fórmula 1, no circuito Ricardo Tormo, em Valencia, sob um sol magnífico e um céu azul, lá pelo meu belo Alentejo neva.
Agora que já escrevi o artigo sobre o carro alemão posso sempre descomprimir um pouco e deixar aqui um breve testemunho. Gostava de ter um gravador para poder registar o som que o V8 germânico faz ecoar e vibrar por todo este vale imenso.
Assim, e como até a máquina fotográfica ficou em casa (inteligente, eu, não é?), resta-me dizer que, de facto, todo este mundo da F1 é absolutamente fascinante... A velocidade, a adrenalina, o barulho!
Ah, e apesar de ontem o voo de Madrid ter atrasado e termos chegado tardíssimo, ainda deu para perceber que Valencia é, realmente, uma cidade fantástica. O Palácio das Artes e das Ciências é deslumbrante e, felizmente, dava para ver da janela do meu quarto.
Menos agradável foi ter acabado de jantar já depois da 1h. Como tinha de me levantar às 6h15, escusado será dizer que não dormi. Digamos, antes, que passei pela cama.
15 janeiro 2009
tempos de adolescente
Recentemente tenho sentido uma efervescência interna que me altera o estado de espírito. Sinto-me mais activo e irrequieto!
Ainda não fui a qualquer psicólogo, psiquiatra ou psicanalista, mas parece-me que tal se deve a uma renovada paixão pela música. E, para tal, muito se deve o ano passado, o de 2008.
O fabuloso concerto dos Rage Against The Machine – que maravilhosa prenda de aniversário! Obrigado! – e, mais tarde, o aparecimento de novos projectos, com particular destaque para Foge Foge Bandido (Manel Cruz, és grande!), Feromona (que elixir de pureza e magia musical).
Parece que voltei a ter 16 anos e exultava com novos lançamentos musicais, não descansava enquanto não os descobria. Procurava, desbravava. Recentemente, e quase por acaso, quando via um episódio de KM 0, um programa de promoção de novas bandas nacionais, conheci 2008 e deliciei-me.


Infelizmente não têm álbum, nem sequer um EP, mas já têm contracto com a EMI e o primeiro disco chega dia 26 deste mês. Que chegue depressa!
haverá neve?
Eu gostava...
14 janeiro 2009
na onda dos melhores
O melhor jogador de futebol de todos os tempos, Diego Armando Maradona, que hoje vai ao melhor estádio de futebol do Mundo, o do Sport Lisboa e Benfica, não regateou elogios ao melhor treinador do Mundo.
O actual seleccionador da Argentina, que está em Portugal para ver Di María jogar com a camisola do Glorioso não tem dúvidas: “José tem tudo: sabe como falar com os jogadores, com a imprensa e no balneário. Para mim, é o melhor”, escreve o Público.
O jornal diz ainda que o nosso grande treinador, aquele que muitos chamam de arrogante mas que se farta de ganhar, ofereceu uma camisola do Inter personalizada e pediu um autógrafo ao astro argentino para o seu filho.
Tão simples que são, os melhores!
a Lisboa que entardece
No passeio de sábado, e depois de uma ginja e um lanche na Suíça, o calor reflectido nas fachadas pombalinas não chega sequer para nos aquecer. O sol despede-se de uma dia limpo, agradável mas frio. Putos de skate manobram em plena praça, enquanto outros caminham, mais ou menos apressadamente, de loja em loja, à procura dos melhores saldos.
Sobretudos, casacos, gorros e cachecóis fazem parte da indumentária da maioria das pessoas numa das poucas cidades onde a noite não trouxe neve.
és mesmo o melhor
Golos de todas as maneiras e feitios, jogadas absolutamente estonteantes! Não há dúvidas, o título de melhor do Mundo é teu! Mereces!
Para o ano talvez seja a vez do Lionel Messi, mas durante toda esta época não há ninguém melhor que tu!
Virtuoso, rápido e desconcertante! Uns amam-te, outros odeiam-te!
Eu admiro-te!
estará vivo?
E com a tirada "Fidel viverá sempre, para além da vida física", Chavez aumenta as dúvidas. Será que o homem ainda é vivo ou já terá passado desta para melhor?
12 janeiro 2009
11 janeiro 2009
correcção
Numa breve (mesmo muito breve) pesquisa pela Net não encontrei nada suficientemente esclarecedor e, por isso, subscrevo por completo o ponto de vista de quem me explicou que não os dois têm características diferentes.
Assim, quando digo que me apetecia beber um copo de vinho abafado, é tão só e somente vinho abafado. Jeropiga também é bom, mas não é a mesma coisa.
Abafado rules!!!
09 janeiro 2009
afinal parece que está frio (chiça, e eu a dar-lhe com esta conversa. já não basta todas as televisões, rádios e jornais a falarem do mesmo)
- "Agora toma, amola-te! Falas falas e não dizes nada! Ou melhor, dizes asneiras!"
Mas vejamos, também na capital está muito mais frio do que é normal. Onde estão os 12 graus de mínima que tornam a cidade tão amena e prazerosa? Ainda assim, e mesmo que a neve caia com força, o frio é sempre relativo (ou psicológico, como um amigo meu gosta sempre de salientar). Podem estar zero graus, ou mesmo temperaturas negativas. Ainda assim, para estar esse tempo em Lisboa, não tenho dúvidas que na generalidade do território haverá muita gente com muito mais argumentos para bater o dente.

Foto: Emanuel Longras (leitor do Público)
aluga-se trenós
A bem dizer que a escola está fechada, mas mais vale prevenir do que remediar.
Para os mais radicais, sugere-se o aluguer de motos de neve. Podemos também baptizar esta zona do país como a Lapónia portuguesa!
boletim meteorológico

No Norte está a nevar como não acontecia há anos. Na bela vila de Marvão, o termómetro registava -6º pouco antes das nove horas. Só falta nevar!
08 janeiro 2009
ainda o frio

vá, vistam agora o bikini
Alguém já explicou a essa malta que o Carnaval do Rio de Janeiro acontece em pleno Verão? Estão mais de 30º à noite... Acordem!
bombinhas de mau cheiro e balões de água
Está é na altura de mandar umas bombas de mau cheiro para a loja do vizinho carrancudo, rebentar uns estalinhos para assustar as gajas ou mandar um balão de água bem cheio àquele fanfarrão lá do ciclo que tem a mania.
Alguém se lembra? Tantas vezes que cheguei a casa com as calças molhadas. E não, nunca fiz nada pelas pernas abaixo. Era mesmo só os danos da "guerra" de balões.
(Ah, parece que as bombinhas são proibidas. Mas em Espanha podem ser comercializadas. E há umas altamente, tipo mini fogo de artifício. Que tal dar um pulo a Badajoz e não trazer só caramelos e o depósito atestado?)
vai um abafadinho?
Sabe mesmo bem nesta época de tempo frio. Só faltava estar à salamandra e com umas castanhas assadas no prato.
Para quem não sabe, o abafado, vinho abafado ou jeropiga, não é mais do que vinho com aguardante. Mas não é só juntar num copo e já está. É preciso saber e, confesso, não sei. Mas no copo... ui, ca bom!
temperaturas
Pela manhã estavam 4,1º enquanto na capital do Norte Alentejano, essa magnífica cidade no sopé da Serra de São Mamede, apontava dois graus negativos.
À hora de almoço, alguém recebeu uma mensagem no telemóvel com a informação de que um amigo nãon tinha água em Seia. Parece que estav congelada...
07 janeiro 2009
o frio, o maldito frio
Ora, concluo que os portugueses, e essencialmente os lisboetas e habitantes dos arredores assistiram ao telejornal de ontem. Só assim se explica que esta manhã tenha visto a maioria vestida como se fosse para a Serra da Estrela fazer bonecos de neve.
Isto porque até está frio, mas sejamos sensatos, são oito graus centígrados... Não são -8º nem -18º! Ou seja, ontem viram a reportagem sobre o frio em Braga, aí sim parece que passou para a barreira dos negativos, e foram todos a correr revirar as gavetas e os armários em busca das thermotebes, dos cachecóis e do equipamento de esqui que estava guardado há quatros anos porque em época de crise já não há guito para ir até à Serra Nevada, ali no país ao lado...
electricidade em pó
Eu explico.
O Silva Freitas era o dono de uma drogaria na rua Torta lá da capital, do centro do Mundo, que vendia praticamente tudo mas que quando o senhor morreu se transformou numa loja de produtos ortopédicos sem piadinha nenhuma. Ora isso era algo que não se devia dizer a crianças como nós. Porque era o primeiro passo para magicar-mos alguma das nossas.
Então, não aconteceu nem uma nem duas vezes irmos até ao dito estabelecimento perguntar ao Sr. Silva Freitas (sempre de forma muito educada e com algum receio porque o homem não era o paradigma do bom humor) se tinha electricidade em pó.
Julgo que muito imaginaram que o passo seguinte era dar meia volta e fugir a sete pés. Felizmente a loja era daquelas tradicionais, com balcão corrido, em que o dono não tinha tempo suficiente para chegar à porta da loja. Ou melhor, tinha, mas nessa altura já tínhamos escapulido em qualquer esquina da cidade.
O problema era quando queríamos comprar berlindes e tínhamos de voltar a entrar na drogaria do Silva Freitas!
era fixe, não era?
O Manuel Cruz, versão Foge Foge Bandido, toca em Santa Maria da Feira, no Festival para Gente Sentada.
Ah, e ainda tem o Josh Rouse. Era fixe, não era?
05 janeiro 2009
grande argumento
"Excesso de velocidade? A 180km/h? Mas isso é o mesmo que ter dois carros a 90km/h."
Tão óbvio e a malta a pagar multas e a ficar sem carta sem necessidade...
o ano passou, mas são tão bons
Viciado em Ornatos Violeta, dependente de Pluto, surpreendido por Feromona, sinto-me agora aprisionado a 2008. Um contrasenso? Não, porque a sua música não ficou no ano que passou, como pode sugerir o nome da banda. Obrigado Radar, obrigado KM 0, que me mostraram este fenómeno gigante da música portuguesa (sim, cantam em português, tal como os Ornatos e a Feromona).
O álbum está quase a chegar. A data de edição está marcada para o final deste mês, dia 26. E eu vou comprar!
a caminho do interior
Mas não quero só isso. Quero realizar-me, ainda mais, a nível profissional. Por isso, sinto uma urgência em mudar de ares. Está na hora (ano) de trocar esta cadeira que range a cada movimento por outra que me deixe sentar e escrever sobre outros assuntos. Quero, também, voltar às origens, deixar o rebuliço em que vivo enfiado e rumar ao interior. Sim, porque não é só miséria, desgraça e desertificação, como os nossos próprios governantes admitem ser.
Ainda não tive a ideia brilhante, daquelas que me faça sentir que é sucesso garantido. Continuo aberto a sugestões. Entretanto, há uma possibilidade, deveras interessante. Vamos avançar, em grupo, e ver no que dá. Que mais posso querer do que ter um trabalho em que alie o campo, o ar puro, a comunicação, a convivência e, ainda por cima, poder fazê-lo com amigos. Vamos por mãos à obra. Temos de criar a empresa na hora e saber quanto precisamos de investir.
Estes dois aspectos, ser feliz com aqueles que me são próximos e crescer profissionalmente, são a rampa de lançamento que poderão fazer de 2009 o ano em que a vida mude e tudo brilhe com maior itensidade!
03 janeiro 2009
pedido de ajuda
Alguém tem ideia de um negócio que seja original, pareça viável e não exija um investimento megalómano? (É que aqui para estas bandas o dinheiro não é muito...)
Desde já os meus agradecimentos a todos aqueles que possam contribuir com boas ideias.
quase no fim...
02 janeiro 2009
a pérola do novo ano
- Relativamente à questão do TGV eu tenho duas opiniões. Uma é sim, a outra é não!
Eloquente não?