06 fevereiro 2008

carnaval... não obrigado

Desculpem-me alguns excelentes amigos que são fãs desta época festiva, mas aqui para os meus lados o gosto pelo Carnaval quase não existe. O ritual que implica o uso das máscaras não me fascina minimamente. Depois, irrita-me solenemente ver a importação que fazemos do Brasil que não faz qualquer sentido. Se trouxessemos só o Samba, a Bossa nova ou o Forró para mim seria perfeito. Também gosto da Picanha, mas os trajes carnavalescos, em que a maioria das pessoas está quase despida não faz o mínimo sentido. Alguém já pensou que no Brasil, por esta altura, é Verão? E isso significa que estão mais de 30 graus à noite com 80 por cento de humidade no Rio de Janeiro? Mas não, como parolos que somos tinhamos de tentar fazer uma réplica triste e deprimente na Mealhada, em Sines ou mesmo em Elvas...

E ainda há aqueles que falam em tradição... Onde? Nunca percebi, mas enfim. Interessante poderá ser o Carnaval de Torres Vedras, tipicamente português, claro está. Mas se gostam tanto das vestes inspiradas nas das telenovelas produzidas em terras de Vera Cruz porque não fazem carros alegóricos a gozar com o Lula em vez do Cavaco? O nome do senhor até é mais sugestivo...

E depois ainda há os homens vestidos de mulheres. Há imagem mais grotesta e assustadora do que ver um homem com meias de ligas e um decote onde só se vêem pêlos do peito?...

Sem comentários: