22 fevereiro 2008

arctic monkeys voltam a rebentar

Impressionante o que é possível acontecer em tão pouco tempo. Foi tudo tão rápido e, no entanto, os quatro "pequenos" de Sheffield deixaram tudo de virado ao contrário. Do avesso, mesmo!

Agora, nos Brit Awards, os prémios da indústria musical britânica voltaram a fazer história. Pela primeira vez houve uma banda que ganhou os títulos de Grupo e Álbum do ano em duas edições consecutivas. É obra! Mais parecem o Ferreira do Amaral nos tempos do Cavaco como nosso primeiro... Isso é que era, abrir auto-estradas, túneis e pontes por tudo quanto era sítio!

Os Arctic Monkeys são a grande banda rock inglesa. E não quero com isso tirar crédito - ou mérito se preferirem - a conjuntos como Franz Ferdinand, Editors, Kaiser Chiefs ou Klaxons, todos tão grandes!

O mais curioso é que tiveram de ser os Arctic Monkeys a salvar a honra dos prémios que se entregam lá na ilha. Afinal, e como vem hoje no Público, que cita o crítico de música do The Guardian, Alexis Petridis, "Os Brits foram uma porcaria. Qual é a novidade? Os Brits são sempre uma porcaria - são inevitavelmente uma porcaria". E continua, "o ano de Heroes e de Low (1977), do David Bowie, e de Everybody Dance, dos Chic" (estes não subscrevo) ... "os Brits estavam muito atarefados a entregar prémios ao Cliff Richards e à Shirley Bassey". Em 2008 aconteceu o mesmo. Como é possível coroarem os Take That? Digamos que é sufocante...

Assim, valeram os Arctic Monkeys. Mas, a organização ainda conseguiu cortar a palavra ao Alex Turner quando este começou a criticar o evento por causa dos aplausos fabricados. Depois de em 2007 não terem aparecido, limitando-se a uma mensagem gravada e vestidos de Village People, desta vez armaram-se em caçadores e ocuparam o seu espaço como rapazes do campo. Impressionante a forma curiosa e criativa (que a todos nos alivia) de abordar o protocolo infeliz e despropositado destas cerimónias que tentam formatar a música.

Destaque ainda para Amy Winehouse que apesar de não ter vencido qualquer prémio esteve em palco duas vezes para cantar. E correu tudo bem!!!!

Sem comentários: