10 outubro 2012

back to the roots

numa crónica no Expresso, Daniel Oliveira, definia o programa de Anthony Bourdain mais como um documentário sociológico do que propriamente um programa culinário. não posso estar mais de acordo.

No Reservations é uma ode à vida e traça o perfil de cada região como poucos. a comida é só o pretexto. escrevo isto a propósito do último episódio que vi. aquele em que o protagonista, o chef de Les Halles, vai para o deserto. e quem é o cícerone? o grande Josh Homme, nascido e criado no deserto da Califórnia, em Rancho de La Luna.

entre tequilha (muita), tortilhas (mexicanas), entrecosto e bons bifes de vaca, os acordes são obra do Sr. QOTSA e toda a mística do deserto é majestosamente transposta para o ecrã.

ao ver o episódio voltei a sentir uma vontade que me consome de arranjar uma Harley, fazer toda a Route 66 e acabar no deserto, entre cobras, calor, a música de Homme e muita tequilha. é uma espécie de procura do original, uma viagem introspectiva ao som de muita guitarra poderosa e desgarrada.

enquanto não o faço, mantenho a versão low-cost, de bicicleta por estradas alentejanas e banda sonora nos ouvidos. não é a mesma coisa, mas já dá para os gastos...

para quem não viu, ficam aqui os vídeos do programa e da música composta por Homme para Mr. Bourdain.









Sem comentários: