22 março 2010

aeroporto decadente

o aeroporto de Linate é o mais decadente onde já estive na minha curta experiência como viajante em avião. já fiz algumas viagens, mas estou longe de ser letrado. contudo, nunca estive num aeroporto que prestasse um serviço tão mau.


com o voo para Lisboa às 6h35, decidimos fazer quase 400 quilómetros de viagem até Milao e ir directamente para o aeroporto.

assim foi e chegámos por volta das 00h30. estacionado o carro de aluguer, procurámos o local para entregar a chave. estaria dentro das instalações, mas estas estavam fechadas!!!! sim, façamos todos um grande ar de estupefacção... um aeroporto internacional com muito tráfego fecha durante a noite. e segundo a informação de um funcionário, que se mostrou incapaz de destrancar a porta, é a polícia que põe as trancas... por causa do terrorismo!!!

pois eu cá acho que esta é uma estratégia fabulosa para que os agentes possam dormir descansados. porque para além do Fiat Punto estacionado na entrada, polícias nem vê-los.

mas o que mais nos espantava era a quantidade de gente que estava dentro das instalações a pernoitar à espera do seu voo.

eram 3 horas da manhã quando um funcionário (talvez aquele que acho ter acordado quando liguei para o 2280 num telefone que estava instalado à entrada do aeroporto) nos deixou entrar...

e não é que 75 por cento das pessoas que já lá estavam eram sem abrigo? nada contra, a não ser até as casas de banho estarem fechadas e nós não podermos utilizar qualquer serviço, mesmo com bilhete como comprovativo de que iríamos viajar dentro de algumas horas...

foi decadente, degradante... principalmente quando fomos entregar a chave no escritório do rent a car (numa espécie de cofre) e tivemos de passar por uma escadaria que cheirava intensamente a cholé. sim, porque dois sem abrigo estavam por ali a dormir descalços.

compreendo que deixem estas pessoas passar a noite num local abrigado e quente. o Inverno em Milão é rigoroso. mas caramba, que tal haver algum controle e normas de higiene? nós, os passageiros, temos de cumprir um sem número de regras sempre que viajamos de avião. não custava nada e o bem-estar podia estar ao alcance de todos.

Sem comentários: