O aeroporto de Barcelona está o caos! O de Lisboa pode estar a rebentar pelas costuras, mas o da cidade condal há muito que deu o último suspiro. A diferença entre ambas reside, simplesmente, no facto de já estarem a ampliar aquela infra-estrutura de transportes tão importante na capital da Catalunha. No entanto, e independentemente das melhorias que estão a ser feitas, não evitámos uma espera de cerca de uma hora até as malas aparecerem no tapete rolante para as levantarmos.
Mas a odisseia da espera ainda não tinha terminado. Depois de termos passado as portas de saída do aeroporto cabia-nos a tarefa de encontrar a paragem do Aerobus, o autocarro que nos levaria à Praça da Catalunha, em pleno centro de Barcelona. A máquina dos bilhetes não dava trocos, ou seja, tínhamos de os adquirir ao motorista. Mas a frequência de passagem de cinco em cinco minutos parece que só era cumprida pelos autocarros que chegavam ao aeroporto e não pelos que partiam. Assim, foi mais uma hora de espera…
Estava sol, algum calor e a Praça de Espanha tinha bastante movimento. Nada de mais para uma tarde de quinta-feira em Barcelona, uma metrópole que, como se calcula, está em constante "revolução". Eram centenas as pessoas que ali passavam naquele momento. Uma mulher polícia patrulhava a rua a 20/30 metros de distância. Mas nada disso intimidava um homem, ar desgastado, sujo, era toxicodependente. Um viciado num qualquer estupefaciente que, naquele preciso momento, se injectava à vista de toda a gente, sem preconceitos, sem vergonha.
Ideal Hostel! Eis os nossos aposentos em Barcelona. Quinto andar, sem elevador…. Uma sala de convívio que era cozinha ao mesmo tempo. As paredes pintadas de cinzento metálico, fazia-nos entrar para um mundo robótico…
O cheiro a mofo exalado dos ambientadores naturais daquele apartamento não nos anima, mas a porta do quarto assume-se como um filtro inultrapassável, que impede qualquer ambiente nauseabundo de entrar. No aconchego a janela remete-nos directamente para as Ramblas, a avenida mais movimentada e colorida de Barcelona…
Sem comentários:
Enviar um comentário