28 abril 2010

PEC

a antecipação de medidas do PEC previstas para 2011 e que vão ser aplicadas ainda este ano é a tentativa de acabar com abusos por parte de quem recebe prestações sociais. aplaudo com intensidade esta medida! não me parece correcto que haja gente a viver às custas do Estado, ou seja, de todos nós, se existem alternativas. o subsídio de desemprego ou o rendimento mínimo garantido só devem ser atribuídos a quem precisa mesmo.

disso eu não tenho dúvidas! o grande problema é, mais uma vez, que será quem tem menos recursos e meios que vai pagar a crise.

quem foge ao fisco vai continuar a fazê-lo de forma impune. não sendo economista, sinto que há outras medidas, algumas delas mais eficazes, para minimizar a dívida pública que não são tomadas porque isso mexe com sabe-se lá o quê!

é o que temos! mas custa ver pregões acerca de justiça social e perceber que não passa de retórica. tenho dito!

27 abril 2010

campeão é campeão!

há por aí uma corrente que anda a tentar sobrepor o segundo lugar do SC Braga ao primeiro do Benfica. esquisito...

não há dúvida que a melhor época da história da equipa minhota é de salientar e de aplaudir. independentemente de uns jogos em que foram ajudados (não me esqueço da roubalheira ao Vitória de Guimarães), houve outros momentos em que o Braga soube suportar a pressão, como aconteceu na Figueira da Foz, no último fim-de-semana, onde ganhou por 4-0.

mas daí a dizerem que a equipa é uma verdadeira campeão vai uma grande distância. campeão é campeão! e para sê-lo tem de terminar em primeiro lugar. que história é esta de dizerem que o Braga é campeão pelo percurso fabuloso que lhe dá o segundo lugar? que eu saiba ainda há uma formação com melhor classificação?

e mais! daqui a uns anos, quem se vai lembrar do segundo posto do Braga, aquele que fez alguns chamarem à equipa do Minho de campeã? estão a gozar com as pessoas, não? então se a maior parte das pessoas não se lembra que o Belenenses e o Boavista já venceram um campeonato, vão mesmo recordar-se que o Braga foi "campeão" mas acabou no segundo lugar da liga na temporada 2009/10, não é?

P.S. - e quero que fique bem claro que ver o Braga em segundo e o FC Porto fora da Liga dos Campeões dá gozo...

...

hoje andei distraído, esquecido e desastrado... felizmente não durou o dia todo, mas aborrece-me andar assim!

25 abril 2010

campeões, campeões, nós somos campeões!!!

ainda não foi hoje que chegou o título nacional de futebol porque o Braga fez o que lhe competia e em vez de perder ou empatar com a Naval, ganhou com um resultado expressivo.

Image Hosted by ImageShack.us
Foto: UEFA, mais precisamente, daqui

mas não deixamos, nós benfiquistas, de ter motivos para sorrir e celebrar! o Benfica tem tudo para ser campeão já na próxima jornada e, adivinhem, logo no Estádio do Dragão. até lá podemos gritar bem alto que somos campeões, campeões, nós somos campeões... mas em vez de futebol, o título é europeu e de futsal!

sim, o Glorioso é campeão europeu de futsal depois de ter derrotado o Interviú, de Madrid, por 3-2, num jogo épico, no Pavilhão Atlântico. é o primeiro título do nosso clube a este nível e o maior feito da modalidade em Portugal!!!

parabéns Bebé, Carlos Paulo, Zé Carlos, Pedro Costa, Rúben Simões, Zé Maria, Davi, Arnaldo Pereira, Pedrinho, Gonçalo Alves, Ricardinho, Marinho, Anilton, César Paulo, Joel Queirós e a toda a equipa técnica por nos terem dado mais este grande troféu!


SLBÊÊÊÊÊÊÊ, SLBÊÊÊÊÊÊÊ, SLB SLB SLB, GLORIOSO, SLBÊÊÊÊÊÊÊ, GLORIOSO, SLBÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

está mesmo quase...

mais uma noite épica, de sonho, no Estádio da Luz. desta vez estive longe e segui pela televisão pública. segui e não sofri muito, como na semana anterior. porque o Benfica não foi só grande. o Glorioso voltou a ser enorme, como tem sido a regra durante esta temporada.

Image Hosted by ImageShack.us
Foto: Rafael Marchante/Reuters roubada do Público

estamos a muito pouco de celebrar um novo título! falta-nos um bocadinho, daqueles bem pequeninos. amanhã vou para a capital de autocarro. será durante a viagem que os nossos principais adversários jogam contra a Naval. não haverá comandante para nos informar do estado do resultado. creio mesmo que a rádio estará sintonizada numa RFM ou Comercial. por isso, não haverá futebolada na telefonia. levarei um pequeno telefone para sintonizar a Antena 1 e seguir o jogo a torcer pelo empate ou derrota do Braga.

se tal acontecer cheira-me que terei de, no dia da liberdade, celebrar a vitória do Glorioso! e não sei se não será desta que me estrearei no Marquês de Pombal...

mas eu adopto o discurso do nosso treinador. para Jorge Jesus não fica bem festejar antes do tempo e, por isso, cada coisa a seu tempo. se formos campeões já neste fim-de-semana haverá tempo para gritar, pular, saltar e exaltar o nome do nosso clube, o Benfica!!!

24 abril 2010

um problema não resolvido, à excepção da questão que preocupava a querida Inês e que já tem o que queria

Jaime Gama, o presidente da Assembleia da República, disse que se houvesse uma lista dos 100 problemas mais importantes do país, a questão do pagamento das viagens a Inês de Medeiros, senhora que é deputada pelo círculo de Lisboa mas que tem direito a uma viagem semanal, em executiva, até Paris (onde mora), estaria na 300ª posição.

se assim é, então tão distinta figura do Estado que assinou o despacho que aprova o "subsídio" optou por não resolver o problema. foi uma fuga para a frente. a senhora dona deputada quer viagenzinhas até Paris? seja feita sua vontade.

já li, já ouvi inúmeros argumentos contra e a favor de tal medida. José Lello, no cúmulo da sua irracionalidade, chegou mesmo a apontar a limitação da mobilidade dos cidadãos europeus se a "artista" não tive as viagens comparticipadas... a 100 por cento!!!

tenho uma opinião muito pouco flexível a este respeito. a senhora não tem direito a pagamento de viagem nenhuma por parte da assembleia e tal medida só aumenta o descrédito da classe política perante os cidadãos. quando Mário Soares defende que "dizer que os políticos são ladrões é uma maneira de maltratar a política" eu só tenho vontade de rir a bandeiras despregadas. desafio o antigo PR a inverter a questão. as pessoas só chamam ladr\oes aos políticos por medidas como estas.

imaginemos se a Estado pagasse ajudas de custo e viagens aos professores, aos polícias, aos guardas, aos enfermeiros espalhados por esse país fora, a trabalharem longe das suas casas. não quero entrar por aí. não vale a pena. afinal, como alguns sustentam, ser deputado não é emprego, é mandato. e isso muda tudo, pois claro!!!

sendo assim, acompanhem o meu raciocínio. a actriz mora em Paris. coitada, teve de deixar a cidade da luz para servir o país no Parlamento. mas candidatou-se por Lisboa. que raio, há aqui qualquer coisa que não está bem. ou melhor, ela que viva onde quiser, mas se é candidata pelo distrito da capital, então não há viagens pagas para o estrangeiro para ninguém. a senhora não foi eleita pelos emigrantes, mas sim pelos cidadãos da Amadora, de Sintra, de Cascais, de Loures e afins. que raio!!!

acho que este precedente é muito grave. imagine que se torna deputado(a) e tem família em Samoa. um conselho de amigo. mude para lá a residência porque sempre dá direito a ver os familiares... de borla!

digam o que disserem. esta medida é injusta e imoral! para a próxima que queira ser deputada e ter viagens pagas até Paris, candidate-se pelo circulo da Europa!

21 abril 2010

a minha avó é que tinha razão


nunca liguei muito aos comentários da minha avó, ou de outras pessoas, que criticavam aqueles que utilizam calças ao fundo do cu, com os boxers à mostra. não tenho nada a ver com isso. cada um anda como quer. desde que não me chateiem estão à vontade para fazerem o que muito bem lhes apetecer. e se gostam de apertar o cinto no meio das pernas e mandar um valente trambolhão que lhes desfigure a face, então façam-no!

mas não posso deixar de ficar surpreendido quando soube a verdadeira razão do fenómeno. parece que a moda das calças a mostrar os boxers nasceu nas prisões norte-americanas. os reclusos que estavam disponíveis para manter relações sexuais tiveram de engendrar uma forma de passar a mensagem sem que os guardas prisionais percebessem. ou seja, todos os que utilizassem as calças descaídas mostravam vontade de fazer sexo anal com outros reclusos. engenhoso, não?

das duas uma: ou há por aí muita gente enganada e que se soubessem a origem da tendência passariam a vestir calças com gola alta, mesmo até ao pescoço, para não haver qualquer dúvida. este fenómeno é semelhante ao das pulseiras sexuais que já criaram inúmeros problemas. ou então é mesmo uma mensagem subtil, um ritual qualquer de acasalamento extrapolado das prisões nos EUA para todo o Mundo mas que só é entendido pelos pares...

20 abril 2010

olha olha, são 40 razões para alguém casar com um jornalista

que grande malha, esta! não, não estou a falar da música que mais oiço actualmente. refiro-me, isso sim, à lista de 40 razões para que alguém queira casar com um jornalista. e como não sou de roubar nada a ninguém, convido-vos a comprovarem no site original, ou seja, aqui!

P.S. - vês Paixão, são tantos os motivos que tens para me aturar... :)

15 abril 2010

14 abril 2010

verdade, verdadinha

“eu não entendia bem a vida. acho que tinha medo de entendê-la. tinha êxito no meu trabalho, o suficiente para decidir quando queria ou não fazer um filme. mas depois da morte de Heath (Ledger), dei-me conta que a  vida é muito mais do que só trabalho… e tudo o resto é o que é real”, confessou o actor Jake Gyllenhaall que admite ter passado a viver de outra forma depois da morte de Heath Ledger.

07 abril 2010

quem diria...

ora bem. por onde é que hei-de começar? então não é que eu, que nunca tive formação em economia, é que  estava certo? perdoem-me a presunção, mas foi isso que concluí quando ouvi as notícias da manhã na Antena 1...

desde que se fala na crise que eu disse não perceber as medidas dos governos. se o problema foi criado pelo sistema financeiro, como é que se resolve o problema com a injecção de mais dinheiro para... conceder mais créditos?

pois parece que há um guru da economia suíço (não me perguntei o nome porque ainda estava meio a dormir e não memorizei) que defende que as medidas tomadas são erradas porque não resolvem o problema do sistema actual mas sim adiá-lo. como se não bastasse, acrescento eu, a sociedade deixou de dar valor ao trabalho. promove-se, isso sim, a produtividade, ou seja, muito trabalho (e bom de preferência) mas sem a devida compensação, seja com dinheiro ou com outras medidas. e depois é dado o tal nome bonito e pomposo de produtividade.

algo à parte. já repararam que os nossos líderes se fartam de falar em crescimento? mas não os oiço falar em desenvolvimento e muito menos em desenvolvimento sustentado (fazem-no apenas quando o assunto são as energias renováveis, talvez porque já se percebeu que é possível fazer dinheiro com isso).

e quando digo que já não se dá valor ao trabalho faço-o porque as empresas não podem baixar as margens de lucro porque os accionistas investiram e têm de receber compensações, retorno. os administradores são premiados e recebem boas maquias de dinheiro pela "boa" gestão. porque não dividir essas somas pelos trabalhadores? sabem uma coisa? gostava de ver esses administradores conseguirem gerir bem sem o empenho e a dedicação dos colaboradores da companhia.

mas enfim, isto aqui sou só eu a desabafar...

P.S. - Perdoem qualquer erro ou gralha, mas nem revi o texto. Foi escrito de rajada...

06 abril 2010

a máquina das sandes e das bebidas que é uma verdadeira "slot-machine"

lá no emprego há duas máquinas automáticas. uma com sandes, salgados, bolos, águas, iogurtes, refrigerantes e afins. outra que serve café, capuccino, chá, entre outros. concentremos-nos na primeira.

tem um vidro grande, que a transforma numa montra de grandes dimensões. é um belo expositor. tem um painel digital e est, por regra, carregada de comida e bebida. os produtos estão dispostos em gavetas, presos em algo parecido com molas, espirais ou mesmo fusilli horizontais. sempre que queremos algo, colocamos o dinheiro, digitamos o código correspondente e a dita mola começa a rodar. empurra o bolo ou o pacote de pastilhas para um fosso ao qual temos acesso por uma porta.

até aqui tudo bem. o problema é que, por vezes, a comida ou as bebidas ficam presas. aí é necessário agitar a máquina que pesa... não faço ideia, mas muitos quilos. nem todos são capazes de o fazer, garanto. e, como se não bastasse, nos últimos tempos parece que o raio do equipamento está desafinado. resultado: a máquina da comida lá da empresa passou a ser uma verdadeira slot-machine. e porquê? porque agora, sempre que alguém se quer servir, entra numa espécie de jogo de azar. coloca-se as moedas na ranhura, digita-se o código mas, depois, o produto cair ou não é um fenómeno quase aleatório, bem ao jeito de um qualquer jackpot sacado numa máquina de fortuna de qualquer casino em Portugal ou de um qualquer café aqui na vizinha Espanha.

03 abril 2010

o documentário merecido

Gonçalo Castro, da Antena 3, está a trabalhar num documentário. ou melhor, está a trabalhar no documentário. sim, porque o resultado vai ser um filme sobre a banda portuguesa, os Ornatos Violeta.

pois bem, neste processo, foi criado o blogue Monstruário. quem puder contribuir com material, este é bem-vindo.

espero ansiosamente pelo produto final!

este sinhour é um génio, cuarago!!!*

oiçam esta entrevista a Manel Cruz, Foge Foge Bandido, uma das pessoas que eu mais admiro no panorama da música portuguesa.



*a adopção de um sotaque tipicamente nortenho não tem nada de pejorativo. é, antes sim, a homenagem a um homem magnífico que fez parte da minha banda favorita e que é um criador à séria. escrevo assim também porque em "A dama do sinal", Manel Cruz canta a palavra "nação" à boa maneira do Porto e, uma vez, perguntei-lhe se era propositado... ele disse-me que sim!

02 abril 2010

promessas

prometo que vou escrever muito em breve, mas desculpem-me, hoje já não me apetece nada...