31 dezembro 2009

mais caseiro... nem a mousse de chocolate

não sei se fui feito em casa, como a maioria das mousse de chocolate que se servem nos restaurantes por esse país fora, mas ando muito caseiro nos últimos tempos. e porquê? uma gripe dizem os médicos.

a véspera de Natal, 24 de Dezembro, foi o último dia em que saí de casa em condições que podemos considerar normais. depois disso quase nem sinto a ar lá de fora. apenas três saídas rápidas (bem, só uma é que foi, as outras duas foram tremendamente demoradas) para ir ao médico me puseram os cotos fora de casa.

e o que se faz nestas alturas? bem, tenho tossido bastante, mas não me parece que seja lá muito interessante. então perco-me entre conversas, visionamento de séries (sim, já acabei os episódios disponíveis da 3ª temporada de Californication e retomei a 2ª de Prison Break), umas belas jogatanas de PS3 (com grandes confrontos no relvado com o meu irmão), uns filmes e muitas horas de sono para colocar este em dia. tenho a dizer que o atraso era grande. devia uns bons dias, senão semanas, à cama.

mas nem tudo é bom. eu estou de férias, porra! duas semanas delas e... bem, e não deu para fazer muitas coisas previstas. chiça! a passagem de ano era para ser à beira-mar, mas amolei-me que do mar só poderei ouvir as ondas a rebentarem... isto se encontrar aqui pela net um som porreiro que faça a simulação. para o cheiro é que não há solução. enfim!

e agora? bem, agora é esperar pelas próximas férias porque não há muito mais a fazer digo eu. (também já não falta muito. há mais uma semana prevista já para Janeiro...) e não se pense que, apesar de ter alterados os planos para mudar de ano, que esteja mal. longe disso. posso dizer que é "à antiga"!

bem, vou mas é parar com isto. o jantar do réveillon (nunca gostei deste termo) está quase e apesar de não haver mousse de chocolate (nem caseira nem feita em casa), a comezaina augura-se apetitosa!

adeus 2009, olá 2010

antes que me esqueça e me atrase (o que era chato porque depois já não podia despedir-me do ano que tinha passado), não posso deixar de mandar 2009 embora (finalmente!!!) e esperar que 2010 seja muito, mas mesmo muito melhor!

e perdoem-me, mas acho que não estou a pedir nada de especial! vá lá novo ano, traz coisas boas!

27 dezembro 2009

onde estou? quem sou?

perdi a noção de tudo! em noite do programa Ídolos fazer uma dedicatória a Michael Jackson conheço a melhor versão alguma vez feita (no meu entender), mesmo melhor que o original, de Billie Jean.

oiçam e façam a vénia ao senhor Cornell...

a minha experiência com a gripe A

ando doente desde a véspera de Natal. tosse, dores de corpo, febre... enfim, todos aqueles habituais de uma normalíssima gripe. entre anti-inflamatórios, anti-piréticos e medicamentos para a tosse e afins, passei o dia de Natal, ontem e hoje. com a temperatura aparentemente controlada, hoje não aguentava a tosseirada que para aqui se fazia notar. linha de saúde 24. foi o primeiro passo. prestáveis e com sentido profissional, os técnicos deste serviço telefónico acabaram por não ajudar muito. por isso, segundo passo: centro de saúde.

lá chegado, cumpri o protocolo com rigor. coloquei a tão afamada máscara que nos dá um ar ainda mais doente, de quem vive uma situação daquelas que só vemos nos filmes, com ameaças à saúde pública gravíssimas! talvez a gripe A seja uma delas, não sei...

completada a burocracia, a médica de serviço observou-me e auscultou-me. não seria nada que não passasse com um anti-tússico. mas quando contei quer a expectoração matinal tinha saído rosada fui bombardeado com um olhar preocupado e, afinal, o que seria uma prescrição simples para ir aviar à farmácia passou a uma ordem imediata para ir directamente para o hospital fazer raio-x.

lá chegado, nova burocracia, nova médica e nova observação... sempre com a máscara obrigatória! veredicto? ainda é cedo. primeiro fiz aerossol para diminuir a tosse e, depois, análises de sangue e raio-x. tudo normal e rápido, apesar de alguma frieza (quase a roçar a antipatia) de alguns auxiliares. acreditem, há alguns que não têm sensibilidade nenhuma. enfim, adiante!

a espera pelos resultados é entediante e, quando chegam os resultados, um alívio. nem gripe A, nem sequer gripe. então o que é? não sei, qualquer coisa que exige antibiótico, corticóides e outras coisas esquisitas. agora é ficar em casa a recuperar e esperar que fique bom depressa... bem depressa mas acima de tudo bom! porque no final da semana há uma passagem de ano para festejar e porque se não passar tenho de fazer o teste da tuberculose... e isso deixa-me um bocado assustado!

26 dezembro 2009

o presente de Natal da ANA e da TAP

o melhor postal de Natal

foi feito pelo Rodrigo com a ajuda do pai e está uma delícia!

devorador de lenços de papel

nas últimas horas, os meus melhores amigos são os lenços de papel, o termómetro e alguns comprimidos. já não me lembrava do que era andar engripado, com direito a febre e tudo. valores acima dos 38º já não constavam do mostrador do medidor da temperatura há alguns anos. este ano, nem a vacina da gripe sazonal me safou de boa.

as dores no corpo, a tosse seca são reacções que passaram a ser normais nos tempos mais recentes. felizmente, não chatearam nada na Consoada e no dia de Natal fizeram-se sentir mas não foram muito chatos. é aborrecido, mas também tem estado frio e a chover, por isso não tenho vontade de sair. hoje está sol, mas nem assim quero deixar o sofá. é tempo de recuperar para ficar, de novo, rijo!

22 dezembro 2009

raios partam a informática

detesto quando as tecnologias, feitas para ajudar, para facilitar as coisas e tornar tudo mais rápido, nos deixam pendurados e nos fazem perder tempo. foi o que me aconteceu hoje com umas fotografias. nem Mac, nem PC. nada resolveu e eu a perder horas preciosas das férias.

ainda não está tratado, mas espero que fique em breve que já não posso ver fotografias pela frente!

21 dezembro 2009

já se vive o Natal

utrapassados o frenesim das compras das prendas, dos últimos dias de trabalho, as férias oficializaram a minha entrada no Natal. anteontem já houve jantar, daqueles com direito a prenda e tudo!

estou em modo de férias natalícias, mesmo!

18 dezembro 2009

se eu pudesse...

hoje vou de férias. estou cansado e preciso de fugir para os meus recantos.

é estranho dizer isto, parece estúpido, mas se eu pudesse acho que já não voltaria. e as pessoas sabem disso! a situação é difícil, quase insustentável. mas, enfim, agora há que pensar em aproveitar os próximos dias de tranquilidade.

o espaço está mais vazio

a partir de hoje, a empresa em que trabalho está muito mais vazia. os primeiros companheiros dos 28 despedidos já se foram embora.

estas merdas custam... muito!

14 dezembro 2009

arrepio na espinha

se há músicas que me deixam arrepiado, as de Jeff Buckley simbolizam o auge desse êxtase musical. só me custa ter passado alguns anos sem o ouvir...

13 dezembro 2009

declaração de amor


com declarações de amor espontâneas e surpreendentes como esta, só posso sentir-me feliz, MUITO FELIZ por ter A MELHOR NAMORADA DO UNIVERSO E ARREDORES!

10 dezembro 2009

o meu segundo bolo rei preferido

quem me conhece sabe que, para mim, bolo rei só há um! é o feito pela minha avó paterna e mais nenhum. a senhora (que hoje comemora mais um aniversário, MUITOS PARABÉNS!) faz esta delícia natalícia como mais ninguém. tudo sabe melhor, desde a massa aos frutos secos, passando pela marmelada ou pela fruta cristalizada. tem um je ne sais quoi que mais nenhum consegue lá chegar. é forte e consistente, não tem nada de artificial, como a maioria que por aí se encontra, mesmo nas casas da especialidade, que dizem fazerem o verdadeiro tradicional.

mas este ano provei uma nova versão da qual também gostei bastante. não é tão bom, nem de perto nem de longe, mas sabe bem. é uma inovação. é um bolo rei... de chocolate. experimentei uma receita que nasceu ali para os lados de Famalicão e agora tenho de por lá passar para ir buscar mais. espero conseguir fazê-lo antes do dia de reis. queria comer mais um bocadinho antes desta época terminar...

09 dezembro 2009

30 minutos de papelada

estou a caminho do trabalho. tudo corre bem. até consegui sair suficientemente cedo para chegar bem a horas. há algum trânsito no final da auto-estrada. chego mesmo a estar em pára e arranca. mas nada que me atemorize. estou bem disposto e tudo corre dentro da normalidade.

até que sinto uma pancada. "bateram-me no carro", penso de imediato. mas foi tão suave que encontro logo explicação: "alguém conhecido encosta o seu carro só para assustar, para se meter comigo." qual quê. nada disso! foi mesmo uma distracção. o senhor não segurou a Laguna e empurrou o meu carro. saio e observo os estragos. nada de mais, dois ou três riscos. "isto sai com uma lavagem", penso. mas estou enganado. não é nada disso. o gancho do reboque entortou e estragou o pára-choques.

bem, depois passa tudo para a burocracia do acidente. colocar o triângulo, vestir o colete. "tem declaração amigável?", pergunta o homem que perdeu o controlo do seu carro. chiça, não basta ter batido, não colocou o triângulo e ainda me crava? respirei fundo e disse-lhe que sim.

tive de compreender. estava mais nervoso do que eu. tremia que nem varas verdes. ou seja, tive de preencher a papelada na meia hora que ali perdemos e ainda fui eu que sugeriu encostarmos os carros na faixa de emergência para não estorvar o trânsito.

estragam-me o carro e ainda sou um porreiro? vá lá, foi hoje! agora tenho de encaminhar as coisas para a seguradora e mandar arranjar o estrago. que péssima forma de começar o dia!!!

assim caminha a nossa democracia

passei uns dias quase "desligado" do mundo da televisão, da internet ou mesmo da rádio. e no regresso à rotina, entre textos, artigos e outros afazeres, sou surpreendido com este magnífico exemplo criado em plena casa da democracia nacional.



às vezes não sei se não seria melhor uns murros e uns pontapés do que estas discussões de baixo nível que não só nos entristecem como esmorecem. será que a nossa democracia tem futuro? realce para o facto desta senhora envolvida na discussão já ter sido provedora do Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, deputada do CDS e actual deputada pelo PSD. um excelente currículo, um bom exemplo de, como dizem os meus avós... vira-casacas. Maria José Nogueira Pinto e Zita Seabra estão muito bem uma para a outra.

o senhor Ricardo Gonçalves ganhava mais se estivesse calado. mas quando o disparate chega não há ninguém que pare os fabulosos inquilinos do parlamento (circo) português!

03 dezembro 2009

olha os jantares de Natal

hoje abre a época dos jantares de Natal.

nineties #4

os Nirvana voltaram a entrar nos escaparates de maior destaque nas lojas de discos com a reedição de Bleach e o lançamento do concerto em Reading.

no meu leitor de CD continuam a rodar com alguma regularidade. não preciso de esperar por novos lançamentos ou afins.

hoje são eles os donos do espaço nineties aqui no Domingo de Manhã.