28 outubro 2009

esperança

há dias em que acordamos e somos presenteados com óptimas notícias ou, pelo menos, com novidades que nos renovam a esperança. hoje é um desses dias...

27 outubro 2009

blackout

não compreendo. esta postura das estrelas (ou pseudo) do futebol perante a comunicação social. nos outro desportos esforçam-se por falar com os media, dar notoriedade aos seus clubes, à modalidade e, acima de tudo, aproximarem-se dos adeptos, sim, dos adeptos que têm interesse de ouvir as opiniões ou impressões dos seus ídolos.

são regulares as ocasiões em que, após os jogos, os jogadores não se dignam a falar para a comunicação social. é indesculpável. estas atitudes só revela a falta de abertura, inclusive, dos dirigentes dos clubes ou de instituições como a Liga, pois já deveriam ter percebido que esta distância só provoca... danos!

mas eles lá sabem...

(in)segurança

moro numa zona nos arredores de Lisboa. a fama é a que todos, ou pelo menos muitos sabem, nada abonatória. a insegurança existe. já ouvi histórias de assaltos nuns quarteirões ali mais acima, ou mesmo uns arrombamentos numas vivendas mais ali em baixo. mas na minha zona não posso queixar. não tenho visto nem sentido grandes problemas. e a prova disso era a bicicleta que estava ali encostada às grades perto dos prédios. será que ali vai durar muito tempo? não sei, só espero que quem a tire seja o dono da respectiva...

26 outubro 2009

ser Benfica

Sou do Benfica
Isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal
Ser benfiquista
é ter na alma
A chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma
A luz intensa
Do Sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes

é assim que se chega a casa depois de mais um jogo do Glorioso. foi uma vitória do futebol à Benfica contra uma coisa esquisita que o Nacional joga e que toma pelo nome de Machadês. ah, e ficas-lhe tão mal depois de levarem seis ainda se atirarem à arbitragem quando deviam agradecer ao senhor de amarelo... podiam ter sido mais se não fosse o homem do apito.

mas enfim. viva o futebol... do Benfica, pois claro está!!!

soluços

era só o que me faltava! ja nem sabia o que era isto. estou com soluços...

25 outubro 2009

silêncio curioso e saudável

se há coisa que me satisfaz nesta onda de vitórias e bom futebol do Benfica é ver os sportinguistas andarem tão caladinhos. sim, nem piam ali para os lados de Alvalade.

e não tenho dúvida que se entre os adeptos do Glorioso há pessoas que adoram sarrazinar a cabeça dos outros, os que vestem de verde e branco são tinhosos até não haver mais. e por isso este desequilíbrio de forças é tão bom...



nota: não falo dos do FCP porque, afinal, eles são tão poucos que raramente falo de futebol com alguém que apoie os azuis e brancos...

23 outubro 2009

falta pouco

só de pensar que daqui a pouco já estarei no autocarro a caminho da pacatez até ganho um sorriso rasgado...

está quase!

22 outubro 2009

é bom ler bem do Benfica lá fora

hoje foi um grande dia para o Glorioso. qual Monsanto, esse nobre clube das divisões inferiores em Portugal, que perdeu por seis em jogo a contar para a Taça de Portugal, o Everton levou cinco em mais uma noite grande no Estádio da Luz... há muito que não se via o Glorioso jogar assim, mas fazê-lo nas competições europeias é ainda mais arrojado.

voltamos a ser falados lá fora... mas agora dizem bem! a crónica do Telegraph, que se pode ler aqui, lê-se que, após o 4-0, "o Benfica teve a decência de desligar o turbo". segundo o artigo inglês, esta foi a derrota mais pesada da formação de Liverpool na Europa. de salientar, a enorme falange de apoio que veio da ilha. eram quase sete mil. sim, sete mil ingleses acompanharam o Everton. a minha vénia a estes senhores...

na forma de jogar dos britânicos, vale a desculpa de o terem feito sem alguns dos seus principais jogadores, mas nem assim o periódico de terras de Sua Majestade se esquece de realçar o ataque mais poderoso da Europa neste momento. no Guardian, a forma como a equipa de Jorge Jesus joga também é elogiada.

cansados de jogos pobres, tristes e, alguns deles humilhantes, como aconteceu nos últimos anos por esse Velho Continente fora, estamos agora esperançados. o grande Benfica vai voltar a voar como a sua história o exige e nós estaremos prontos para aplaudir! fala-se que os adeptos já só querem goleadas. por mim, gostos de ver muitos golos, mas se não der para ganhar com meia dúzia, façam-no só com um ou dois. ganhem e joguem para o espectáculo. assim irei muitas vezes ao estádio. hoje não foi dia, mas segunda devo lá estar! BENFICA!!!!

português oliventino

há pouco, no regresso a casa, ouvi uma reportagem que passou na Antena 1 sobre português oliventino. o que é isso? é o português que se fala - cada vez menos, é certo - em Olivenza. é um português com sotaque. como dizia o jornalista da rádio pública, Mário Galego, é um português que diz portugali e comeri!

por momentos, dei por mim a falar com a minha tia-avó, que é de Elvas, ou com amigos de Campo Maior. não é tal e qual, mas é quase. é mesmo castiço!

na reportagem soube que há uma associação, Além Guadiana, que tenta recuperar esta forma tão curiosa e cantada de falar. gostei muito. quem quiser ouvir pode descarregar o podcast ou descarregar aqui.

astérix já chegou

o puto pediu e eu fiz a pré-reserva no sítio da Fnac. no dia do lançamento mundial, eram 12h14 quando a encomenda chegou. e estava lá tudo, a edição comemorativa dos 50 anos de Astérix e Obélix e uma placa metálica comemorativa.

só espero que o investimento valha uma leitura completa. no fim-de-semana o puto já terá o seu exemplar desta edição tão especial - são as bodas de ouro destes magníficos personagens de b.d., caramba - e não há desculpas. é começar e acabar de rajada!

sim, isto é uma forma de coacção pública para quem me pediu para encomendar o livro o leia.

hoje é o dia...

...PES 2010.

Image Hosted by ImageShack.us

futebol não falta! é o dia do melhor simulador de futebol chegar a todos nós e ainda há um Benfica - Everton para o Glorioso ganhar!

20 outubro 2009

se for ao oftalmologista não conduza

não, este não é o próximo slogan para prevenção rodoviária. também não vai inundar as televisões, as rádios e a imprensa escrita. mas é um facto se, durante a consulta, vos colocarem umas gotas oftalmológicas para dilatar as pupilas.

ponto 1 - nem tentem conduzir na hora seguinte.

ponto 2 - evitem zonas com muita luminosidade.

são conselhos úteis. este fármaco faz daquele ponto preto e pequeno no meio dos nossos olhos crescer para dimensões estúpidas. de tal forma que o azul, o castanho, o verde ou outras cores que tornam os olhos tão particulares deixam de ser ver. e se o diâmetro aumenta assim tanto, imaginem a confusão que a luz faz... nem com óculos escuros, não vale a pena. ontem, depois de tudo isso, uma viagem de quase 250 kms durante a noite fe-ze bem, mas com alguma sensibilidade a mais para a luz. os faróis dos outros carros incomodavam tanto... e os sinais de trânsito pareciam ter ganho luminosidade própria. não havia pormenor que não escapasse a não ser que estivesse encadeado... o que é normal com o diafragma tão aberto.

mas foi interessante. pela primeira vez gostei de me sentir como os gatos...

agora que é definitivo... parabéns campeão

o desporto automóvel português tem um campeão do Mundo. chama-se Armindo Araújo! já venceu o campeonato nacional de ralis por quatro vezes e este ano sagrou-se campeão mundial de Produção, a categoria em que os pilotos utilizam carros próximos dos do dia-a-dia.

este virtuoso do volante estreou-se neste campeonato em 2007 e após três temporadas trouxe o ceptro para Portugal. parabéns Armindo Araújo! bem jogado!

parabéns, também, a Miguel Ramalho, o co-piloto de Armindo Araújo desde há muitos anos. não houve vitória ou conquista nenhumas que o piloto não tenha celebrado com este seu companheiro. grande dupla!!!



este é o vídeo de homenagem de uma produtora nacional.

16 outubro 2009

gripe A e uma viagem em 2005

é curioso como determinados temas actuais nos fazem recordar situações com algum tempo. a propósito da gripe A lembrei-me de uma viagem que fiz, durante uma semana, à Turquia, em 2005. e porquê? o que é que a pandemia da moda tem a ver com esta minha primeira visita ao continente asiático?



em visita a um amigo que estava lá a fazer Erasmus, estive na Turquia para fazer uma viagem ao melhor estilo "turista de pé descalço". visitar de dia e mudar de região durante a noite foi o modo de vida de dois amigos durante grande parte desta pequena aventura que terminou em Istambul.

A maior parte das viagens foram feitas de autocarro. são veículos porreiros, relativamente novos e confortáveis. o serviço assemelhava-se, em certa parte, ao dos aviões. para além do motorista, não havia viatura nenhuma que não tivesse um, chamemos-lhe, assistente de bordo. para além de servir o pequeno-almoço numa das viagens em que já chegámos ao destino perto das nove horas da manhã, este senhor passava com regularidade pelos passageiros. o que fazia? inúmeras coisas. verificava que os telemóveis estavam desligados, tal como nos aviões, e distribuía água de colónia para refrescar-mos as mãos. e é aqui que entra a gripe A. na empresa onde trabalho já há desinfectante para as mãos. o cheiro é bastante activo e semelhante ao da colónia "servida" nos autocarros turcos... como? não sei, mas deve ser do álcool presente! na primeira vez que experimentei o produto agora dispensado tive um "flashback". a minha máquina do tempo entrou em acção e, em segundos, dei por mim numa qualquer viagem, talvez na que me levou até Istambul. sim, eu aceitava a colónia porque cansado e com calor, por vezes as mãos inchavam e, nem que fosse por breves minutos, a colónia tinha uma acção refrescante e aliviadora do ardor que por vezes sentíamos.

com o mesmo cheiro, ou pelo menos parecido, são produtos tão diferentes e aplicados ou por motivos distintos. mas, de repente, 2005 e 2009, a gripe A e a minha viagem à Turquia nunca estiveram tão perto...

15 outubro 2009

se às vezes pudéssemos voltar atrás

para a frente é que é o caminho! temos de olhar para o futuro e não para o passado!

tudo isto poderá ser acertado, mas há momentos em que voltar atrás é bom, faz-nos bem! seja só porque sim ou porque é preciso. se não é assim, ora vejam...



P.S. - como calculam, todo o vídeo é importante menos o final, a parte em que a marca é anunciada. não foi para publicitar nada que o coloquei aqui.

14 outubro 2009

hotel semi-remodelado

nunca tinha visto tal coisa. e duvido que muita gente já tenha passado por semelhante experiência que é, no mínimo, curiosa.

há um hotel em Milão, de nome Bolzano, que fica perto da estação central de comboios. está para aquela cidade italiana como Santa Apolónia está para Lisboa ou São Bento para o Porto. mas adiante que não foi a localização da estação que me fez escrever este texto.

sóbrio, discreto, o Hotel Bolzano é um espaço que, numa primeira análise, é simpático. na recepção percebe-se que a idade deixa marcas mas com algumas remodelações o aspecto é excelente. o elevador, esse, é antigo. não de grades, não sejamos tão extremistas. mas já tem uns anitos. ah, e é estreito. nunca tinha visto tal coisa. mais marcas da idade? nas escadas, forradas a carpete, para além de algumas alterações posteriores, como a colocação de mangueiras para combater incêndios.

mas é no quarto que este misto de semi-remodelação atinge o seu auge. pena não ter tirado fotografias, pois seria muito mais fácil de explicar. mas vou tentar. no número 39 do Hotel Bolzano a mobília é nova, moderna, com design. tem até umas soluções interessantes. o espaço é pequeno e em vez de ter um armário tem umas estantes ligadas à cama, como se fosse uma peça única. as bancas de cabeceira também estão "presas" ao leito e na parede há um pequeno plasma que dá um ar hi-tech àquele ambiente. na casa-de-banho também há sinais de modernidade, como as loiças ou o separador que impede a água do chuveiro de sair para além de onde deve.

mas fiquemo-nos por aí! o resto é antigo, cansado e, em algumas situações, até pouco cuidado. o ar condicionado já parece sofrer de sopros no coração, tal o barulho que faz quando está a trabalhar. os fios que deveriam estar em calhas ou dentro da parede mostram-se ostensivamente. e no wc? para além do pó que cobria o parapeito interior da janela, o silicone que faz a ligação entre a base da zona de duche e as paredes já deveria ter sido mudado, de negro que está. é uma simbiose curiosa que conjuga o moderno e o tratado com o antigo e o pouco cuidado. é um novo conceito que, vindo de Milão, a cidade da moda, ainda vai ditar tendências. será qualquer coisa como new-retro-lousy-chic...

imaginação faz falta

o marido chega a casa. encontra a mulher na cama. abre o armário e vê lá outro homem. este é convidado a explicar-se. tarefa difícil dirão alguns. na minha modesta opinião só há três hipóteses: dizer a verdade ou ter uma imaginação. a terceira é que a verdade e a componente imaginativa se complementem...
seja o que for, este anúncio está genial!

13 outubro 2009

séries, séries e mais séries

são viciantes! começamos a ver um episódio e nem quando termina a temporada ficamos descansados. é a trama, a acção, as personagens! as últimas que tenho visto são Weeds, Californication e, desde que vi um pouco do primeiro episódio, Flash Forward!!!

Image Hosted by ImageShack.us

ah, e como nem é preciso estar à espera que elas passem na tv, há dias que posso não ver nenhuma série e no dia seguinte consumir três ou quatro de seguida... é uma maravilha!

motivação e esperança

às vezes há simples atitudes de pessoas que nos rodeiam que nos dão alento e motivação! todos sabemos que há muitas injustiças, mas com pequenos gestos ganhamos esperança de ver as coisas mudar!!!

12 outubro 2009

regresso ao local do crime

hoje, logo pela fresquinha, voltei a passar no local onde fui apanhado pelo radar. revivi aquele momento da passada quinta-feira e confirmei o local onde estavam os malditos sinais de 50km/h.

foi durante o lusco-fusco matinal. o sol estava a nascer, o que dava uma aura de mistério e beleza à barragem de Montargil. de repente percebo que estou perto da zona e aumentei o nível de alerta dos sentidos para memorizar tudo. mal fiz a curva após ter passado pelo local do crime só me passou pelo pensamento: "cabrões". é que o local é mesmo estratégico. e não fosse o facto de me terem roubado 120 euros e diria até que a táctica é genial. a malta quem que nem tordos!

enfim. depois voltei a cair em mim. a postura daqueles gajos é miserável, mas na verdade eu é que passei a 85km/h quando devia fazê-lo a 50km/h. e aqui nem vale a pena dizer que os sinais estão lá mas não fazem falta, entre outros argumentos. já está. aconteceu. pronto. está quase morto. agora só me resta escrever a carta para não ficar um mês sem poder guiar. é isto! the end!

11 outubro 2009

mudança de rotina

tenho por hábito fazer-me à estrada nos finais de tarde de domingo rumo à capital para mais uma semana de trabalho. mas hoje mudei a rotina e fiquei-me pelo interior. e ninguém imagina o quão bem isto sabe! será que amanhã tenho mesmo de me levantar cedo e ir para Lisboa? é que, só aqui para nós, não tenho vontadinha nenhuma...

o fervor das autárquicas

é fixe seguir as autárquicas como estou a fazer hoje. televisão ligada mas de olhos colados ao computador. sim, porque no sítio oficial das eleições podemos seguir os resultados dos concelhos que nos interessam quase em tempo real.

bem útil, principalmente quando a RTP1, canal que deveria prestar serviço público em pleno, abre o especial informação com o anúncio de apenas quatro câmaras, a de Lisboa, a do Porto, a de Sintra e a de Matosinhos. que tristeza!

e voltámos a ser os melhores

está feito! durante meses e meses vivemos com o complexo da ausência do Mundial. "seria um escândalo", diziam uns, "vai ser uma catástrofe", defendiam outros.

pois bastaram 90 minutos, 2 golos de um tal de Simão (sim, aquele que se formou no Sporting, passou no Barcelona, fez nome no Benfica e quase jurou amor eterno ao clube, e está no Atletico de Madrid) e outro de Liedson, o ponta-de-lança que joga ali para Alvalade e é o mais recente português de Vera Cruz a jogar pela equipa das quinas. com uma ajudinha de uns tais vikings da Dinamarca, que bateram os vikings mais a norte, da Suécia, claro está, aquele grupo que é liderado por um treinador monocórdico e que deve ter 20 batimentos por minuto (tal a forma pausada como fala) safou-se da forca, da guilhotina, ou para os mais religiosos, de uma fogueirita junto ao pelourinho, daquelas que queima pessoas e tudo...

assim de repente, os rapazes já são os melhores, ou quase, e ninguém acredita que não vamos ganhar a Malta lá no estádio da terra que viu nascer Portugal... nem eu!!!

só tenho uma dúvida. será que amanhã, quando terminar este frenesim das autárquicas (onde se falou de tudo menos de poder local) se vai falar apenas no jogo que ainda falta ou os comentadores avançarão, de imediato, com as teses acerca do adversário ideal para Portugal no "playoff" de apuramento para o campeonato do Mundo da África do Sul? aceitam conselhos? falem disso mais tarde. ainda há um jogo pela frente. quando o entusiasmo é grande as coisas dão para o torto. lembram-se do jogo contra o Brasil? sim, aquele particular. estava tudo motivado e Portugal até começou a ganhar. mas depois vieram de lá com o saco cheio.

09 outubro 2009

haja esperança!


BaracksWatch.com

e foi assim. pouco depois das 10h30, a ressacar da multa de ontem, e com passagem por duas instituições bancárias eis que faço uma pequena passagem por casa. ligo o computador, descarrego uns podcast, ligo o twitter e... WOW!!! Barack Obama Nobel da Paz!

foi um suficiente para despertar um sorriso na cara e sentir-me mais feliz. ainda há pequenas coisas que nos fazem acreditar. esta é uma delas!!!

08 outubro 2009

um dia tinha de acontecer. mas assim???

já foram milhares os quilómetros que percorri pelas nossas estradas. sejam auto-estradas, itinerários principais ou complementares, simples vias nacionais ou municipais. em todos estes percursos, de norte a sul, cumpri algumas distâncias com a noção pura de que a qualquer momento poderia ser multado. a razão? o excesso de velocidade. nada de grandes estravagâncias. não me podem acusar de ser acelera. estou muito muito longe desses estatuto. em diversas situações não cumpro os limites, mas nada de extraordinário.

para não me perder, dizia eu, que fiz muitos quilómetros sempre a pensar quando seria o momento em que seria "caçado" ou "apanhado", se preferirem. lá no fundo, bem nas profundezas da nossa consciência, sabia que tal podia acontecer depressa, como um flash... literalmente!

pois foi sem esperar, sem qualquer aviso prévio que o radar da GNR me encontrou em excesso de velocidade. assim, do nada, como se de uma bofetada pelas costas se tratasse. e foi mesmo pelas costas. no dia em que nunca me passou pelo pensamento a possibilidade de ser apanhado, ora porque tinha cumprido os limites, ora porque tinha pouco combustível e estava a tentar chegar à bomba que sabia vender o gasóleo mais barato, o que me impedia de acelerar... foi nesse mesmo dia que a máquina disparou o flash. e que flash! por momentos fiquei sem sangue e só lentamente recuperei. olhei para o conta-quilómetros, ia a 90km/h e décimos de segundo antes da luz acender lembro-me de ter reparado no letreiro de um restaurante. Sabores do rio, de seu nome. "que raio. mas nem estou numa localidade, porque disparou?", perguntei eu. pois não tinha visto o sinal de 50km/h.

a ténue esperança de ter sido uma ilusão provocada pelo cansaço desvanesceu-se quando condutores em sentido contrário começaram a fazer sinais de luzes. neste caso já de nada servia. em vez de aviso, os máximos intermitentes com os médios apenas estendiam o tapete rumo ao inevitável. mais à frente tive de encostar. junto a um cruzamento estavam quatro carros da GNR. pedidos os documentos, os meus e os do carro (viatura em linguagem oficial), a informação de que já não havia volta. tinha sido "apanhado" a 90km/h e com a tolerância seria 85km/h numa zona em que o limite é de 50km/h. 120 euros que paga já ou deixa a carta e inibição de conduzir durante um a 12 meses. foi esta a sentença. "mas se é a primeira vez fica com pena suspensa", disse-me o guarda.

como se não bastasse, o cartão não funcionou e tive de deixar a carta de condução. amanhã tenho de ir pagar ao multibanco e depois passar no posto onde levantarei o documento. agora ando com uma guia, que é um papel de péssima qualidade e que tem uma validade de seis meses.

tantas vezes que podia ser apanhado a transgredir de forma deliberada e hoje, logo hoje, é que tinha de acontecer! que raio!

nineties #2

na senda da rubrica inaugurada há umas semanas chega agora o número dois. Rage Against The Machine é a banda escolhida. é um dos marcos da minha cultura musical. um dos meus grupos favoritos.

lembro-me bem de ter 14 ou 15 anos e, num dia quente de Verão, comprar um CD com uma capa amarela e a figura de um miúdo da escola em estilo pin-up. o nome era ilustrativo do que ouviria mal colocasse o disco na aparelhagem de alta fidelidade. Evil Empire era, salvo erro, o segundo álbum destes virtuosos e reivindicativos norte-americanos.

salvaguardadas as comparações, os Rage Against The Machine eram o Zeca Afonso da minha época, da minha adolescência. é música de intervenção! não sou eu que o digo. era isso que eu lia nas publicações da época.

falhei o primeiro concerto destes senhores por terras de Viriato. num tal de Super Bock Super Rock, penso que em 1994. Vi-os sim no ano passado, numa zona próxima daquela onde tinha tocado 14 anos antes. Foi perto de Algés no Optimus Alive.

escusado será dizer que foi um dos grandes momentos da minha vida! um espectáculo daqueles que permanecerá para sempre nas mais profundas e recônditas memórias.

aqui fica o videoclip de uma das músicas mais emblemáticas dos RATM, seja pela força da música como pelo poder das letras. dá força mas também faz pensar! grande som!

04 outubro 2009

vénia ao Sr. Jack White

verdadeira personagem polivalente, Jack white encarna na perfeição o conceito de homem dos sete ofícios. líder de inúmeras bandas - The White Stripes, The Raconteurs e The DEad Weather -, dono de uma editora que recuperou uma forma quase artesanal de fazer discos, com a aposta no saudista vinil e, também realizador.

o seu último trabalho está num vídeo de um grupo seu, pois claro. é o projecto mais recente e activo, The Dead Weather. a música chama-se "i cut like a buffalo" e pode ser visto mesmo aqui...

acordado de madrugada

entre um abrir de boca mais prolongado e um esfregar de olhos cansados, sigo atentamente um Grande Prémio do Japão. "porreiro", dirão uns, "que seca", salientarão outros, "ossos do ofício", atira alguém.

pode ser muito interessante. eu gosto de ver corridas de Fórmula 1. mas esta tinha de ser às 6 horas da manhã? tinha eu de a seguir obrigatoriamente porque há trabalho para fazer? volto a bocejar...

por vezes, tenho mesmo dificuldades em manter-me acordado, mas com insistência e perseverança lá me mantenho de olhos bem abertos e concentrado naquilo que tenho para cumprir. e não, ainda não precisei de ir buscar uns palitos para me manter de pálpebras recolhidas.

entretanto, numa pista longe, quase no outro lado do Mundo, no Japão, carros velozes continuam em constante frenesim à procura de alcançarem as melhores posições. enquanto escrevo estas linhas, um senhor alemão que compete por uma equipa de bebidas "voadoras" lidera destacado e tudo leva a crer que será o vencedor em Suzuka. eu, por outro lado, também ganharei algo. o melhor prémio será regressar para o vale dos lençóis mal quando terminar o trabalho. porque neste domingo a manhã é para ser passada na cama... a dormir!!!